Pesquisar
Close this search box.

Apagão reforça crítica contra a vulnerabilidade energética

https://www.jcam.com.br/ppart14112011.JPG

O blecaute de mais de cinco horas ocorrido na manhã de sexta-feira (11), no Amazonas, amplia os debates sobre a vulnerabilidade energética que contribue para dificultar a atração de investimentos e de grandes eventos para Manaus. No total, 553 unidades consumidoras e mais 2 milhões de pessoas foram prejudicadas em três municípios do Amazonas, Manaus, Itanduba e Presidente Figueiredo.
Segundo o Coordenador em Pesquisa e Sociedade do Inpa (Instituto de Pesquisa do Amazonas), José Alberto da Costa Machado, a geração de energia adequada para o Amazonas é um assunto muito debatido nas reuniões com os principais governantes do Estado. “No meu ponto de vista falta atenção dos nossos dirigentes e governantes políticos, não podemos aceitar que um fenômeno da natureza cause tremendo estrago, esses fenômenos acontecem quase que diariamente no Estado e a Eletrobrás Amazonas Energia tem obrigação de ter recursos e tecnologia para poder lidar com esses efeitos.”,disse.
Para Jose Alberto esse blecaute deve acordar de uma vez por todas os governantes para as tomadas de decisões necessárias para um Estado que vai sediar uma Copa do Mundo e tem uma Zona Franca de Manaus para incentivar. “Em três anos, vamos sediar uma Copa e não vamos poder dizer para os turistas e convidados que um raio vai deixá-los sem comer, sem tomar banho e internet, porque sabemos que sem energia todos esses recursos básicos ficam escassos”, disse.
O pesquisador acrescenta que Manaus não está preparada para o crescimento do consumo de energia da cidade, e que situações como estas tenderão a se repetir se não forem tomadas as providencias cabíveis para a solução do problema, como a troca da rede de tubulação de energia que esta velha e arcaica. “Não podemos aceitar desculpas, raios caem todos os dias em uma região como o Amazonas, na verdade a Amazonas Energia precisa ter conhecimento técnico para lidar com essa questão na nossa região, investimento tem sobrando.”, finaliza.
De acordo com informações da empresa Eletrobrás Amazonas Energia, o apagão ocorreu devido a forte chuva no início da manhã de sexta-feira (11), segundo eles um raio atingiu a Usina de Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar