Pesquisar
Close this search box.

Antecipando as reformas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/15/CONDICIONADOR%20DE%20AR%201212.jpg

A reforma tributária, a abertura comercial e as estratégias para o enfrentamento da crise econômica são os pontos da pauta a ser tratada pelo grupo de trabalho formado por executivos da associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos e técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. A produção de ar-condicionado e de áudio-vídeo, centradas na Zona Franca de Manaus, são o eixo das discussões do grupo de trabalho. O secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, e o presidente da Eletros, José Jorge Júnior, definiram para a próxima semana a apresentação de uma pauta com vista ao fortalecimento da produção de ar condicionado e de produtos de áudio e vídeo. Todos os fabricantes de ar-condicionado do país estão instalados na ZFM – um total de 11 empresas que empregam cerca de 10 mil pessoas. No ano passado foram fabricados 3 milhões de unidades de ar-condicionado no Distrito Industrial de Manaus. Com a abertura comercial, sobretudo aos similares oriundos da China, há o temor, segundo José Jorge Júnior, que a competitividade das empresas locais venha a ser comprometida.

ACORDO

O governador Wilson Lima (PSC) assinou ontem um protocolo de intenções com os Correios para discutir a viabilidade de algumas parcerias. A assinatura aconteceu durante o lançamento estadual do Balcão do Cidadão, na agência da rua Monsenhor Coutinho, no centro de Manaus. Agora, Governo do Estado e Correios vão estreitar as relações e discutir a realização de atividades conjuntas, principalmente nos municípios do interior do Amazonas.

CIDADE UNIVERSITÁRIA

O Governo do Amazonas realizará audiência pública para discutir o futuro da Cidade Universitária, projeto lançado em 2012 e que está com obras abandonadas desde 2017, no município Iranduba. Com a coordenação da Universidade do Estado do Amazonas e da Secretaria de Planejamento, a audiência foi marcada para 21 de agosto, no auditório da Reitoria da UEA.

POSSIBILIDADE

Uma das ideias estudadas é a implantação do Parque Tecnológico da UEA. Na prática, ele significaria a expansão da Escola Superior de Tecnologia da UEA, com vantagens. Pela localização da Cidade Universitária, em Iranduba, será possível implantar laboratórios para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à indústria naval e outras potencialidades regionais.

HOMICÍDIOS

A capital amazonense registrou queda de 7,3% nos números de homicídios nos quatro primeiros meses de 2019, conforme indicadores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. De janeiro até abril, a cidade totalizou 243 casos. Só em abril, a redução nos casos de assassinato é a maior em dois anos. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, da Polícia Civil, contabilizou 58 prisões em decorrência de assassinatos até março.

LEITE HUMANO

Com 26 bancos e postos de coleta, na capital e interior, o Amazonas é o estado da região Norte com o maior Banco de Leite Humano, segundo apontou o relatório da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz.  São 23 postos de coleta e três bancos de leite no Estado. Em segundo lugar vem o Tocantins, com seis postos e o Pará com quatro bancos de leite. Além do primeiro lugar da região, o Amazonas é selo Ouro por oito anos seguidos, na avaliação da RBLH. O selo reconhece que o Estado manteve a qualidade que a Fiocruz preconiza no tratamento dado ao leite humano coletado. 

CORRUPÇÃO

Em parceria com o Ministério da Justiça, o Instituto Integrado de Ensino em Segurança Pública promoverá, no período de 2 a 5 de julho deste ano, um curso de capacitação e treinamento para o combate à corrupção e a lavagem de dinheiro. O curso é voltado para profissionais da Segurança Pública, especialmente policiais civis e servidores lotados Inteligência dos órgãos do Sistema de Segurança.

DUAS RODAS

Com o reaquecimento do segmento de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus – identificado com o aumento na produção de motocicletas pelas empresas instaladas na região, conforme dados recentes divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares -, empresas componentistas que compõem a cadeia produtiva do setor preveem incremento em suas atividades. É o caso da Showa do Brasil Ltda, cuja planta fabril no parque industrial manauara já sente reflexos positivos e deve receber novos investimentos da multinacional. 

VISITA

A informação foi passada pela diretoria da empresa à equipe da Superintendência da Zona Franca de Manaus. A comitiva da autarquia conheceu a estrutura da Showa, suas linhas de produção locais – cujo carro-chefe é a fabricação do sistema de suspensão de motocicletas – e o histórico da empresa no Brasil e no mundo. 

FRASES

Precisamos de planos que desenvolvam o AM, mas a substituição do modelo ZFM não é o caminho.” Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa

 “Precisamos de um pacto para evitar que o Estado tenha mais problemas.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar