Pesquisar
Close this search box.

ANT realiza fórum na capital amazonense

A ANT (Associação Nacional dos Tecnólogos) realiza até amanhã o terceiro fórum de valorização dos tecnólogos da engenharia. O evento é uma parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e tem o patrocínio do sistema Confea/Crea (Conselhos Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). O fórum é voltado para estudantes e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia.
É a primeira vez que o fórum acontece em Manaus e são esperadas cerca de 200 pessoas. Um dos objetivos principais do fórum é fazer a inclusão de tecnólogos da engenharia na sociedade, fazendo com que esses profissionais estejam mais integrados e valorizados no mercado de trabalho.
Durante o fórum, irão acontecer palestras, oficinas e demais projetos pedagógicos apresentados por profissionais de renome como o diretor de regulação da Sesu (Secretaria de Educação Superior) do MEC (Ministério da Educação), Paulo Wolleger. Algumas palestras terão como tema a questão da regulamentação do tecnólogo e a situação da arte da organização dos tecnólogos nos Estados da federação.
A programação acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e no Studio 5 Centro de Convenções. Quem deseja participar do fórum, pode se inscrever nos locais de realização do evento.
De acordo com o presidente da ANT, Jorge Guaracy Ribeiro, o fórum visa também a quebra de preconceitos. “Há muitos anos que os tecnólogos sofrem rejeição por parte do grande público, que costuma valorizar apenas os bacharéis. A ideia é agregar evolução ao processo de tecnólogo, já que este profissional possui formação com grande abragência e também grande aprofundamento”, afirmou.

Áreas diversificadas

Ainda segundo o presidente, o tecnólogo formado pode atuar em diversas áreas, assim como o bacharel, porém com uma formação mais específica. “A formação do tecnólogo é mais específica. Se ele vai trabalhar com a construção de pontes, vai estudar sobre isso. Os estudos são mais focados”, explicou.
A profissão de tecnólogo existe há mais de 30 anos e passa por constantes avanços. O profissional formado é apto para designar diferentes papéis no mercado de trabalho, por ter adquirido formação mais específica. Vale ressaltar, que para exercer a função, é necessário possuir registro nos conselhos, pois a atividade é fiscalizada.
Na avaliação de Ribeiro, o tecnólogo pode exercer diferentes funções. “O tecnólogo é capaz de aliar o fazer com um grau bastante elevado de saber. Seus processos produtivos devem ser sempre bem elaborados”, salientou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar