Pesquisar
Close this search box.

Alunas do Sesi propõem solução antipoluição no Amazon Stem Adventure 2024

Alunas do ensino médio da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa propõem uma solução de combate à poluição no Amazon Stem Adventures 2024 (ASAD). O evento que está sendo realizado das 8 às 17 horas, na sede do Stem Lab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), promove a troca de conhecimentos por meio de trabalho em equipe, da colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares. O evento começou ontem e vai até esta sexta-feira. 

O SESI é representado pela equipe do SESI, formada pelas alunas Amanda Natália Silva, Laura Silva e Ana Beatriz Silva, do 1º ano do ensino médio, itinerário de linguagem e ciências humanas, e por Maria Julia Lopes e Raquel Cassiano, do 2º ano do itinerário ciências da natureza, sob orientação dos professores Ana Caroline Duarte e Nicanor Tiago Bueno. A equipe participa do projeto do Clube de Ciências da Escola SESI, dedicado à exploração e investigação de diferentes áreas da ciência.

A equipe vai apresentar o projeto de Detecção de fuligem em ônibus para a melhoria da qualidade do ar em Manaus. “Com base nos dados coletados, pretendemos tomar medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade”, disse Amanda Silva.

Para detectar o estado do ar, as alunas irão utilizar um dispositivo contendo os sensores PMS3003 (sensor de partículas finas), sensor de temperatura (que monitora a temperatura ambiente) e sensor de umidade (que medirá a umidade relativa do ar). Segundo a equipe, será utilizada uma impressora 3D para construção do dispositivo que vai acoplar os sensores, que custaram R$ 167,88 reais.

O detector de fuligem será instalado em pontos estratégicos, principalmente, em pontos de ônibus e locais com grande fluxo dos veículos. Quando detectados níveis elevados de fuligem, o sistema enviará um alerta para representantes de órgãos competentes, incentivando ações para reduzir a poluição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar