Pesquisar
Close this search box.

ALE implanta certificação da gestão de qualidade

A Assembleia Legislativa inicia, nesta terça-feira (09), às 12h, no Auditório Belarmino Lins, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dá início à implantação da certificação de sistemas da qualidade ISO 9000 (gestão da qualidade), ISO 14000 (gestão ambiental) e ISO 18000 (saúde e segurança ocupacional) para atualizar o funcionamento da Casa.
A iniciativa faz parte do plano gestor do presidente da Aleam, deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP), para modernização e melhoria da qualidade dos serviços inerentes ao Poder Legislativo. De acordo com ele, o Amazonas será o primeiro Estado no país a ter seu Poder Legislativo com certificação de qualidade completa.
A empresa contratada para executar os serviços de consultoria, assessoria e treinamento para implantação dos sistemas de gestão integrados da Qualidade, Ambiental e Saúde e Segurança do Trabalho, é a MB Consultoria, conforme homologação do processo de licitação 299/2011-DG, pelo período de 12 meses, por R$ 21,5 mil por mês, com valor total de R$ 258 mil, pelo período total e pelas três frentes de trabalho dos referidos selos.
“Temos de modificar a prática do serviço público e, assim como a indústria e demais setores, precisamos planejar, cumprir metas, avaliar a produção funcional e prestar contas de nossas ações à população”, avalia o presidente do Legislativo.
Ele acrescenta que, além de gerar economia no custeio da Casa, a implantação de sistemas modernos de gestão permitirá a desburocratização dos serviços e a melhoria da qualidade do atendimento do Legislativo.
A certificação integrada dos sistemas de gestão, segundo o deputado Nicolau, promoverá economia, modernização, renovação na rotina de trabalho e, sobretudo, melhoria na qualidade de trabalho dos servidores da casa. “Temos o compromisso com o retorno que damos à sociedade e, também com os servidores que fazem diariamente o Legislativo funcionar”, destaca Nicolau.
Para o diretor geral da Aleam, Wander Motta, a certificação será um desafio para todos, dirigentes e servidores, pois vai imprimir mudanças na cultura de trabalho vivenciada pelo Legislativo há décadas. “Tomo como um desafio a ser cumprido por todos nós para modernizar o modo de fazer o nosso trabalho. E sei que os servidores, sempre que chamados a superar desafios, respondem positivamente e abraçam a causa. Ao final, as mudanças serão boas para todos”, aponta Motta.

Modernização

A certificação de selos de gestão integra o plano de gestão do deputado Ricardo Nicolau, presidente eleito para o biênio 2011/2012, que já tem implantado o Diário Oficial do Legislativo em formato digital, como instrumento de publicação, divulgação e comunicação dos seus atos processuais e administrativos, desde o dia 1º de junho. Com a transição da impressão gráfica para a publicação virtual, a casa vai economizar R$ 300 mil ao ano.
O Pregão Eletrônico, que gerou uma redução de gastos da ordem de 40% nas compras de bens móveis, de informática, de material, entre outros, também faz parte da gestão de Nicolau, a exemplo da realização do concurso público, para o provimento de 132 vagas e a possibilidade de imprimir uma nova relação por meio de um plano de progressão funcional, a ser implantado em 2012, além do investimento na formação e capacitação do servidor para qualificar e potencializar sua atuação nas atividades de trabalho da Aleam, por meio da ampliação da Escola do Legislativo e implantação da Universidade do Legislativo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar