Pesquisar
Close this search box.

Agosto Lilás: ECP do TCE-AM realiza roda de conversa sobre violência contra mulher


A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) em parceria com o Ministério Público de Contas, realizou uma roda de conversa em alusão ao mês de agosto Lilás, que preza pelo fim da violência contra a mulher.

A ação contou com a presença da procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello e a escritora e advogada, Cynthia Mendonça.

O evento iniciou com a advogada Cynthia Mendonça, que falou sobre as perspectivas com base nas leis de proteção à mulher e casos de violência que serviram para refletir sobre tais atitudes e crimes, e principalmente, incentivar a quebra dos ciclos de violência e conscientizar o público presente.

A procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello, contou sobre o episódio ocorrido em junho de 2022, no qual foi espancada pelo colega durante o expediente de trabalho, no município de Registro, interior de São Paulo.

A roda de conversa encerrou tratando sobre atitudes de sororidade, perguntas e comentários do público, além da entrega de objetos simbólicos em agradecimento à presença das palestrantes.

Mais de 200 pessoas participam de palestra e visita-guiada ao Museu do TCE-AM promovidas pela Escola de Contas


Mais de 200 pessoas participaram da palestra “Patrimônio Cultural, Proteção e Responsabilidade” e da visita-guiada ao Museu do TCE-AM.

O evento foi promovido pela Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM e contou com a participação do doutor em Relações Públicas e mestre em direito ambiental, Paulo Feitoza.

Entre os presentes estavam servidores públicos de diversas secretarias estaduais e municipais, entre eles professores e gestores da rede pública de Ensino, além de estudantes e membros da sociedade civil.

“Recebemos a visita de um renomado doutor e mestre em história. A palestra de Paulo Feitoza é uma contribuição à sociedade amazonense, que irá compreender como é importante promover a proteção da memória e replicar isso para o mundo”, ressaltou o coordenador da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Conselheiro do TCE-AM palestra no Tribunal de Contas de Portugal em setembro


Referência nas discussões de análise de contas referente ao bioma amazônico, o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, palestra, no dia 12 de setembro, no Tribunal de Contas de Portugal. O seminário “Resíduos Sólidos: Terra, Rios e Oceanos” marcará o lançamento do livro “Resíduos Sólidos”, que teve coordenação do conselheiro.

“A curiosidade que eles têm em relação à Amazônia é muito grande. Vamos discutir a questão dos resíduos sólidos em terra, rios e mar, porque é triste a realidade em termos da poluição. É muito importante trocarmos experiências com pessoas empenhadas na temática”, destacou o conselheiro Júlio Pinheiro.

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Guajará em mais de R$1,3 milhão


O Pleno do TCE-AM multou o presidente da Câmara Municipal de Guajará em 2020, José Altemir Carvalho de Lima, em R$1,3 milhão, considerando multa e alcance. O julgamento aconteceu durante sessão plenária realizada na terça-feira (16).

O presidente da Câmara de Guajará em 2020, José Altemir Carvalho de Lima, não prestou contas ao TCE-AM referente ao exercício daquele ano. Dessa forma, foi realizada uma tomada de contas pelos órgãos técnicos do Tribunal no objetivo de fiscalizar os gastos públicos pela gestão durante o exercício.


Ações da Ouvidoria do TCE-AM ensinam estudantes a fiscalizar uso de recursos públicos


A Ouvidoria do TCE-AM esteve em mais quatro municípios do interior do Estado. Ao todo, foram orientados 4.573 alunos, que aprenderam sobre o uso de recursos públicos e o destino do dinheiro arrecadado com impostos.

A ação é parte dos Programas Ouvidoria + Presente e Ouvidoria Estudantil, que nesta semana atendeu os municípios de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Itacoatiara e Silves.

De acordo com o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, a Ouvidoria já percorreu 52 escolas este ano, promovendo palestras e ações que visam despertar nos jovens o senso de fiscalização da administração pública.

Dircom TCE/AM

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar