Pesquisar
Close this search box.

Agências de viagens contam com voos diretos para EUA

Andréia Leite

@andreiasleite_  @jcommercio

Caso a oferta de voos diretos de Manaus para os Estados Unidos seja consolidada, o mercado de viagens no Amazonas estima aquecimento em relação a demanda por viagens internacionais. Representantes do segmento celebram a ampliação de novas rotas e avaliam como fundamental para o dinamismo no mercado.

A rota de voos que contará com linha direta Manaus/Fort Lauderdale, na Flórida, foi anunciada pelo governador do Amazonas Wilson Lima (UB) na segunda-feira. Tudo indica que a partir de dezembro a oferta de viagens será expandida. Conforme informado, o destino será operado pela Azul Linhas Aéreas, que contará com três voos semanais.

Ter a opção de voos diretos de Manaus para os Estados Unidos é um desejo antigo das agências de viagens na capital. Será uma grande conquista não apenas para os operadores, mas também para os viajantes amazonenses. 

“O mercado local ganha em tudo.  Na competitividade. No turismo receptivo e emissivo. 

Na opção de voo direto tendo em vista que saindo de Manaus somente a Copa Airlines com a opção via Panamá opera hoje interligando Manaus aos EUA”, frisou o empresário do setor, Graco Silva. 

Além disso, ele destaca que se trata de mais uma alternativa para os manauaras que têm um perfil de turismo de compras, praias e parques ao visitar a Flórida. “A importância para o mercado é gigantesca. Tem só pontos positivos. Mesmo que sejam três voos por semana”.

Segundo ele, é um grande passo de incremento que vem de uma demanda antiga do setor. “Interligar Manaus com a Flórida sempre será uma procura intensa. Sendo um benefício não apenas para o turismo como também para a indústria e o comércio”. 

Apesar das tratativas acerca das negociações para a disponibilidade dos voos ainda estarem em trâmites, Jaime Mendonça, presidente da Abav-AM (Associação Brasileira de Agência de Viagens do Amazonas), disse que Manaus tem necessidade de aumento na malha aérea, até por questões de visitantes que chegam até a capital e uma parte vindo dos EUA.

Ele lembra que essa ampliação é muito importante para o mercado, pois Manaus sempre teve uma ligação muito grande com Miami. “Se conseguirmos efetivar essa negociação com um novo voo ligando o Amazonas direto com a Flórida será muito bom para a consolidação do Estado entre esse hub”. 

O também empresário Anderson Souza afirmou que o segmento avalia a oportunidade com bons olhos e cita a Flórida como superdestino para movimentar o mercado de viagens. “Já que temos poucas saídas com voo direto saindo de Manaus, acredito que possamos ter uma boa saída em vendas para esse destino. Se for confirmado, Manaus volta a estar no radar para esse tipo de voo, podendo ampliar ainda mais a malha aérea para destinos internacionais”. 

Tratativas

Na semana passada, em Brasília, o governador negociou a ampliação das rotas que chegam e saem do Estado com a diretoria da companhia Azul Linhas Aéreas e propôs a redução sobre o ICMS do querosene e gasolina de aviação.

O governador Wilson Lima enviou à Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) em regime de urgência, projeto de lei que reduz a carga tributária. O projeto altera a base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

O projeto de lei que tramita na Aleam prevê que a redução da carga tributária para 7% poderá ser concedida a prestador de serviço regular, que opera exclusivamente na região amazônica, desde que atendam no mínimo dois municípios do Estado. Empresas de táxi aéreo com base operacional no Amazonas também podem ser beneficiadas.

Vale lembrar que,  atualmente, o único voo internacional é o da Copa Airlines com destino a Cidade do Panamá.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar