Pesquisar
Close this search box.

Açaí, cada vez mais sucesso

Açaí, cada vez mais sucesso

Há muito tempo, pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) sabem do potencial biotecnológico e nutricional de diversos frutos amazônicos, em especial do açaí, auxiliares na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, colesterol e obesidade.

Recentemente um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, em conjunto com a Universidade de São Paulo, feito com extrato de açaí, apontou que o fruto pode amenizar os sintomas mais graves e inflamatórios do coronavírus. Foram recrutadas 580 pessoas, que estão sendo acompanhadas e os resultados do exame têm previsão de divulgação para o final do ano.

Os pesquisadores acreditam que pelo fato de o açaí ter poder anti-inflamatório, poderia melhorar a recuperação de pacientes com covid e ajudar na prevenção de complicações causadas pela inflamação. Se os resultados do estudo forem satisfatórios, os pesquisadores já pensam em administrar o extrato na luta contra a covid.

Rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais, além de seu poder de prevenir e controlar doenças, o açaí é um importante suplemento alimentar, utilizado há séculos pelas populações amazônicas.

O Jornal do Commercio ouviu Andrea Takayama, nutricionista da Oakberry, principal empresa brasileira que tem como foco em seus produtos, o açaí, e está presente em mais de onze países comercializando o fruto amazônico.

“O açaí em sua forma mais natural possível, sem conservantes, xarope de guaraná, corantes e associado a uma alimentação saudável, equilibrada e a práticas de exercícios regulares, só irá ajudar a potencializar os efeitos benéficos existentes nele no organismo”, disse Andrea.

Tomar açaí não engorda

“A alimentação tem o papel muito importante no desempenho e na evolução do condicionamento físico. Para definir a quantidade de açaí necessária para cada pessoa, é preciso fazer uma análise individual, levando em consideração o objetivo, peso corpóreo, metabolismo, tipo de exercício, gostos alimentares e condições de saúde”, explicou.

Outra qualidade do açaí é ser um excelente energético. Porém, como cada pessoa possui um aporte calórico, a quantidade ideal também varia de acordo com o estilo de vida, objetivos, tamanho e peso corpóreo.

O açaí é um fruto rico em gorduras e fibras que fornecem energia de liberação mais lenta no organismo, dando a sensação de saciedade. No entanto é um fruto calórico, devido a gordura ser a sua maior fonte de energia. O consumo do açaí quando associado a uma alimentação saudável, equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares não oferece riscos para os que estão preocupados com o ganho de peso.

“Muitos acham que por possuir alto teor de gordura, o açaí engorda, mas o que precisa atenção são os acompanhamentos como: xarope de guaraná, leite condensado, leite Ninho, granolas, entre outros, ricos em açúcares, o que aumenta o valor calórico do açaí e consequentemente o pico de insulina no sangue, o que estimula o organismo a sintetizar mais gordura”, revelou.

O açaí é um alimento composto de diversos nutrientes que só trazem benefícios para a saúde. Por isso é considerado um superalimento. Ele é indicado para todas as pessoas, desde os seis meses de idade, e que estão a procura de um alimento saudável, nutritivo, energético, refrescante e saboroso.

Precatoria e oleracea

Quem mora no Amazonas e, com certeza, quem mora no Pará, sabe que há uma ‘briga’ silenciosa entre os dois Estados para provar que o açaí existente no Amazonas é melhor do que o do Pará, o mesmo pensando os paraenses do açaí natural de lá. Realmente há duas espécies.

O açaí do Amazonas é o Euterpe precatoria, enquanto o do Pará é o Euterpe oleracea, mas a natureza é tão sábia que o açaí amazonense produz durante seis meses do ano, e o paraense, os outros seis meses, e um completa o outro, em qualidades, não sendo este melhor do que aquele, ou vice-versa, muito embora os paraenses estejam na dianteira do comércio do fruto para o Brasil e o exterior porque há muito mais tempo o exploram, ainda mais que o precatoria começa a dar frutos com sete anos, enquanto o oleracea, com quatro anos já está repleto de cachos, o que tem feito os produtores se interessarem em cultivar mais este tipo de variedade, e pode causar a extinção da outra, porém, pesquisas recentes têm mostrado que o precatória é uma das superfrutas existentes no mundo, cujos teores oxidantes (leia-se anti-envelhecimento das células) são bem superiores aos da oleracea, e algumas empresas já estão de olho nisso.

“O açaí, que é base dos produtos da Oakberry, é originário do Amazonas”, garantiu Andrea.

Competições à parte, entre amazonenses e paraenses, o importante é que o açaí continue a beneficiar o mundo com as multiqualidades que a natureza lhe proporcionou. No Amazonas os grandes produtores de açaí são os municípios de Anori, Anamã, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Codajás, Manaquiri e Itacoatiara.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar