Pesquisar
Close this search box.

A potencialidade do pirarucu

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/11%20Nov/17/pirarucu%20345667.jpg

Peixe soberano dos grandes lagos da região, o pirarucu pode ser fonte inestimável de negócios que podem ir muito além das delícia gastronômicas servidas à mesa. Do couro beneficiado que pode ser matéria-prima de bolsas, sapatos e vestuário à produção de biomoléculas, como colágeno, as oportunidades de aproveitamento de pele e resíduos do pirarucu são também perspectivas promissoras de mercado. Essas são as conclusões dos técnicos, especialistas e representantes das comunidades produtoras que participaram do painel "Oportunidades de beneficiamento da pele do pirarucu", promovido por órgãos públicos na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus – fesPIM. Há 10 anos no mercado, o proprietário da Nova Caeru, Paulo Amaury Marques, reconheceu que o beneficiamento do couro do pirarucu ainda é incipiente, mas será eficaz e perene por tudo o que simboliza. "É a defesa da floresta e de um modo de vida. Isso torna esse peixe tão especial", destacou. A tendência é que, manejado, o peixe amazônico se transforme numa grande vitrine da sustentabilidade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Tribunal de Contas do Amazonas realizará na próxima segunda-feira (02) uma audiência pública para discutir com os jurisdicionados, com a sociedade civil, conselhos populares e sindicatos o planejamento das fiscalizações e auditorias da Corte de Contas em 2020. Será a segunda realizada pela Secretaria de Controle Externo do TCE-AM e terá como tema “Fiscalização Participativa”. A ação é aberta ao público. Os interessados em participar devem ser inscrever em twixar.me/LK21.

CANDIDATO

Após deixar o PMN e a presidência estadual do partido por divergência ideológica, o vereador Chico Preto ingressou nas fileiras do Democracia Cristã (DC). De acordo com o parlamentar, a sigla carrega os valores conservadores que ele acredita. Na solenidade de adesão, ele lançou a própria candidatura a prefeito de Manaus.

MAIS UM

Outro que teve a candidatura a prefeito de Manaus praticamente lançada nestes últimos dias foi o ex-deputado Hissa Abrahão (PDT). O dirigente nacional de seu partido, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, disse que o correligionário é uma opção para os manauaras, mas ressaltou que ele vai construir o caminho com cautela e levando em consideração outros companheiros.

AEROPORTOS

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, está pleiteando junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil recursos para a construção e reforma de aeroportos no interior do estado. Uma equipe do Setor de Planejamento da Seinfra já iniciou as tratativas com a SAC para apresentar as propostas do Amazonas direcionadas para a reforma e construção de novos aeroportos nos municípios amazonenses.  

TURISTAS

O desembarque de 5.642 turistas, entre tripulantes e passageiros, em Manaus, vai injetar na economia amazonense aproximadamente R$ 843 mil (US$ 200.850), durante a passagem de quatro cruzeiros previstos para passar pelo Amazonas neste mês de dezembro. O primeiro navio a atracar no Porto de Manaus é o M/S Volendam, com 2.020 visitantes, às 9h do próximo domingo (1º). Este é a segunda das 16 embarcações previstas na Temporada de Cruzeiros 2019/2020 a passar pela capital.

RETOMADA

Líderes de Associações e Cooperativas de trabalhadores extrativistas do Amazonas estiveram reunidos com gestores públicos da área de produção em uma usina de borracha, localizada em Iranduba, com o objetivo de resgatar a produção da matéria-prima na Indústria, que estava parada desde 2014. Com produção anual de 400 toneladas, o estado do Amazonas, que já produziu em 2013 aproximadamente 1,5 mil toneladas, pretende com a reativação da usina chegar a 1 mil toneladas no primeiro ano de funcionamento. E, ao longo de três anos, chegar a 3 mil toneladas/ano.

CONSELHOS

A Comissão Especial de coordenação do processo eleitoral para a composição de 71 Conselhos Locais de Saúde, para um mandato de três anos (2020-2022), foi constituída pelo Conselho Municipal de Saúde durante a 11ª Assembleia Ordinária de 2019. Cada CLS representa uma unidade de saúde na rede municipal e é composto por composto por representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam de forma local na melhoria da oferta dos serviços para a população.

INFRATORES

De janeiro a outubro deste ano, 107 adolescentes foram denunciados pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais, da Polícia Civil, ao Ministério Público do Estado, em decorrência de participação no crime análogo ao estupro. Conforme dados da unidade policial, a maioria das vítimas dos adolescentes é de crianças do sexo masculino, na faixa etária da primeira infância, de 0 a 6 anos de idade.

FRASES

“Precisamos deixar nossos egos de lado para construir um Estado pujante”. Alfredo Menezes, superintendente da Suframa, “puxando a orelha” dos políticos locais

“Pelo meu gosto ele será candidato”. Ciro Gomes, dirigente do PDT, sobre a candidatura do ex-deputado Hissa Abrahão a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar