Pesquisar
Close this search box.

 A história do maior gentleman que o Amazonas já viu

Livro traz histórias sobre a carreira e legado do jornalista e empresário, Guilherme Aluízio e a forma romântica com a qual viveu sua vida

Cerimônia de lançamento do livro “O Último Romântico – Biografia de Guilherme Aluízio” aconteceu no CMA, nesta segunda, 8 de agosto

Por Lilian D’Araujo 

@lydcorr

Em uma cerimônia íntima, às margens do rio Negro e sob ostentada bandeira brasileira, foi lançada ao público a biografia do último gentleman que o Amazonas viu nascer, vencer e construir um dos legados mais bonitos no jornalismo regional, à frente do Jornal do Commercio e Rádio Baré. O livro “O Último Romântico – a biografia de Guilherme Aluízio”, escrito por Elcias Moreira, sob coordenação da Família Bomfim Silva, foi oficialmente lançado e celebrado nesta segunda-feira (8), no Comando Militar da Amazônia.

Dra. Selma Bomfim

Abrindo o evento, a viúva de Guilherme Aluízio, Selma Bomfim, agradeceu a presença dos amigos, familiares e autoridades que estiveram no local e falou sobre a biografia. “Eu sou a personagem que mais conviveu com ele, com quem tive 55 anos de casamento e esta é uma oportunidade de mais uma vez homenageá-lo. O livro trata mais fielmente possível a personalidade carismática do Aluízio, dentro da característica do autor. É uma biografia que trata de fatos reais, mas de forma simples de se ler”, avaliou a matriarca, que fez a revisão contextual do livro antes do lançamento.

Sócrates Bomfim Neto, filho de Guilherme Aluízio e sucessor do pai como CEO do Jornal do Commercio, contou que a ideia original do livro nasceu em maio de 2008, quando seu pai idealizou uma cerimônia de comemoração dos 100 anos de Sócrates Bomfim, seu avô. “Alguns anos atrás, conversei com ele sobre escrever sua autobiografia e ele não gostou e não quis prosseguir. Mas, como sempre achei que ele tinha que ter sua história contada e registrada para a posteridade, retomei esse projeto em 2019. O livro levou quase três anos até esse momento. Foram centenas de horas de entrevistas para tentarmos descrever neste livro o mais fielmente possível o que Guilherme Aluízio foi e ainda é para todos nós. Todos que vieram até aqui, nesta cerimônia, foram próximos a ele, socialmente ou em círculos de amizade”, disse.

Sócrates Bomfim Neto fala aos presentes

Amigo por 70 anos, o ex-deputado Ubaldino Meirelles fez questão de ler uma carta durante o evento, na qual fala de sua amizade mais longeva. “Eu e Aluízio fomos grandes amigos. Passamos importantes momentos juntos e, por isso, quero ratificar que esta homenagem e o título do livro, têm tudo a ver com o jeito de ser deste brasileiro de Beruri que só fez bem ao mundo”, disse emocionado. “Sinto a presença do Aluízio neste momento. Feliz por estarmos reunidos, principalmente pela presença de sua esposa do coração, do filho, netas, irmãs e amigos. O título: ‘O Último Romântico’ explicita quem foi Aluízio. Um gentleman. Uma enorme sensibilidade. Um ser humano como poucos”, concluiu.

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o diretor-presidente da Fundação de TV e Rádio Encontro das Águas, Osvaldo Lopes, falou sobre sua relação de amizade com Guilherme Aluízio. “Um mito. Uma referência na minha vida cuja importância tem sido muito grande. Tive o prazer de estar quase que diariamente com ele, nos últimos dias de sua vida, discutindo a Amazônia e o Brasil. O Guilherme, até nas adversidades, não perdia o romantismo”, revelou. Osvaldo levou uma mensagem do governador Wilson Lima: “Guilherme Aluízio representa a história da comunicação do Estado do Amazonas”, finalizou.

A jornalista e colunista do Jornal do Commercio, Mazé Mourão, também esteve no evento e é mais uma a confirmar a fama de romântico de Guilherme Aluízio. “Lembro de como era carinhoso. Um fidalgo, desses que não se vê mais. Um legado de sensibilidade e muita competência”, disse a apresentadora, surpreendida por saber que há um capítulo inteiro sobre sua família no livro, por histórias em comum com o homenageado.

Sobre o livro

Após 3 anos de entrevistas, conversas íntimas e pesquisa jornalística, a  biografia de Guilherme Aluízio conta muitas histórias com amigos, muitos, hoje, personalidades amazonenses que cresceram juntos e ajudaram a construir a Manaus de hoje. Mas, todas as entrevistas e audiências do autor com amigos e família levaram a narração a descrever um homem romântico, educado, respeitoso e muito carismático, que conquistou tudo com um sorriso no rosto. “A família foi a grande fonte de histórias para este livro. Foram centenas de horas em que debruçamos sobre esta história riquíssima”, explicou o escritor Elcias Moreira.

“É espantoso saber que existe alguém sobre quem todos falam com brilho nos olhos, entusiasmo e carinho. Através das histórias, conseguimos medir a grandeza do Guilherme Aluízio”, disse o autor.

Para nós, jornalistas do Jornal do Commercio, este livro descreve a rotina que todos que passaram pelo JC puderam presenciar. Cordialidade, confiança, incentivo e carinho com seus jornalistas foram sua marca registrada. 

Agora, uma vida de sucesso se tornou uma grande obra. A história de um homem que realizou todos os seus sonhos e deixou um legado de empatia e amor está contada. 

O homem que contou parte da história do Amazonas, agora divide um pouco da sua.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar