Turismo: Festuris, o poder de se reinventar

Compartilhe:​

O setor de turismo tem demonstrado nos últimos anos o poder de se reinventar. A pandemia da Covid-19, a crise dos combustíveis e a guerra Rússia-Ucrânia criaram barreiras que estão sendo transpostas com muita força pelo setor em todo o mundo.

Um exemplo desse potencial de recuperação é a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que começou nesta quinta-feira (3) e segue até sábado com intensa programação. No domingo, o dia é livre e de retorno dos participantes aos seus destinos. A abertura oficial ocorreu nesta quinta, às 19h30, no Palácio dos Festivais, com a presença de autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates ocorrem no Serra Park nos dias 4 e 5.

Em 24 mil m² de área construída, a Feira de Negócios reunirá mais de 2,5 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Outros indicadores do sucesso desta edição do Festuris são a meta de vendas que ultrapassou em 15% os números de 2019. “Isso mostra o potencial do setor de turismo que tem respondido de forma imediata de eventuais problemas que enfrenta”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Cerca de 12 mil participantes vão poder acompanhar o Brasil e o Exterior lançando tendências no setor turístico. O potencial e a visibilidade do mercado turístico brasileiro atraíram para esta edição do Festuris mais de 40 destinos internacionais. Entre eles estão destinos consagrados e históricos, como os países da Europa, ou aqueles especiais, como a Costa do Marfim e o emirado Ras Al Khaimah.

Dados do Banco Central do Brasil revelam que as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão, em maio deste ano. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento revelam que, em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o ano anterior.

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico. Serão mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia.

OS PREFERIDOS

A ABAV Nacional realizou nos últimos dias o levantamento de amostragem com seus associados em todo o Brasil sobre o desempenho do terceiro trimestre de 2022. A grande maioria dos respondentes, 81%, são agentes de viagens, no total há também operadores, consolidadores, receptivos, agências corporativas, entre outros. Para o feriado prolongado do dia 15 de novembro, Proclamação da República, os destinos nacionais mais procurados foram Rio de Janeiro, Gramado, Fortaleza, Porto de Galinhas. Foz do Iguaçu, Natal e São Paulo ficaram empatados em quinto lugar.

NO PEDAL

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, no próximo domingo, o “Pedala Tour”, passeio ciclístico que vai percorrer um trajeto de 10 quilômetros, com o objetivo de promover saúde, turismo sustentável e qualidade de vida. As inscrições, limitadas a 1,5 mil participantes, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.pedalatour.com.br. Podem participar crianças com idade a partir de oito anos, jovens, adultos e pessoas idosas. A concentração será a partir das 6h no calçadão da Ponta Negra, zona Oeste.

ARTE INDIGENA

Fechando as comemorações de 353 anos do aniversário da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus realizou um evento de confraternização, com os artistas indígenas e a imprensa, encerrando a 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus. O palco da celebração foi o Palácio Rio Branco, no Centro. Para essa edição especial a Mostra foi ampliada para 26 artistas residentes em Manaus, com convidados de 12 etnias que expuseram obras de arte, como quadros, esculturas e vestimentas com grafismos, expressando suas culturas e cosmologia.

ROTA INÉDITA

Com uma rota inédita, a Avianca voou pela primeira vez de San José, Costa Rica, via Quito, Equador, para Buenos Aires e foi recebida com show de tango e com distinções para os passageiros do voo. Desta maneira, a Argentina soma conexões novas provenientes de dois países dos quais não tinha rotas, o que significa um aumento de conectividade com respeito à pré-pandemia. O Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, destacou que durante os últimos dois meses, teve mais de 65% de recuperação de turistas da Costa Rica e 55% do Equador, em comparação com os números da pré-pandemia.

BREJO PRESENTE

O Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba, em parceria com Sebrae-PB, está levando uma caravana com seis prefeitos da região para Gramado e região das Hortênsias para visitas técnicas e de conhecimento. O grupo também participará da 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, aberta nesta quinta-feira (3) e segue até sábado (05) com intensa programação, no Centro de Eventos Serra Park. No Festuris, todos vão participar de palestras, network e estarão divulgando o potencial de cada município no stand da Paraíba, coordenado pela PBTUR.  

CANOISTAS

Cerca de 120 atletas são esperados para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem, que acontecerá em Três Coroas (RS). Muitos já chegaram para fazer reconhecimento do rio e treinar para as provas de canoagem slalom, descida e caiaque extremo. Já estão em solo gaúcho as delegações de Foz do Iguaçu- PR, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, parte da delegação de Piraju – Chile, Argentina e grande parte dos atletas brasileiros, em especial Ana Satila, Omira Satila e Mathieu Desnos. Canoístas do Paraguai e Costa Rica também confirmaram presença.

PRESENÇA CERTA

O WZ Hotel Jardins tem presença confirmada no Festuris Gramado, que chega à sua 34ª edição consecutiva. No espaço Business & Innovation, o hotel será representado pela gerente comercial Andréia Menezes e pela executiva de contas Helena Mesquita. Na sequência do Festuris, entre os dias 07 e 08 de novembro, a equipe do WZ Hotel Jardins também vai estar na cidade de Porto Alegre para realizar visitas comerciais. Com uma estrutura capaz de atender tanto o público de lazer quanto o corporativo, o WZ Hotel Jardins está em um dos melhores endereços da capital paulista.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário