22 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Porto de Galinhas, de vila a polo turístico

Compartilhe:​

Porto de Galinhas fica bem ao lado de Recife, capital de Pernambuco. Essa proximidade faz com que milhares de turistas visitem este destino praticamente o ano todo, transformando a antiga vila de pescadores em um dos mais procurados polos turísticos do País. A demanda atraiu ainda hotéis, pousadas, condomínios e casas de veraneio.

Tal procura trouxe ainda uma boa dose de degradação. A vida marinha foi praticamente destruída. Tanto que o famoso passeio pelos recifes hoje é monitorado pelos ambientalistas, o que levou parte dos turistas a procurar diversão com passeios de bugie nas praias do Sul ou se abrigar em um dos muitos resorts de alto nível que dominam a região. O monitoramento da vida marinha começou em 2014, mas os resultados ainda não são aparentes.

Mas nem tudo está perdido. O passeio de jangada ainda é permitido e muito procurado. O horário de saída para as piscinas naturais depende da maré baixa. Dependendo, pode ser feito em dois períodos. Uma hora é mais que suficiente para a embarcação ir e voltar dos corais. O turista que fizer esse passeio pela manhã, pode utilizar a tarde para o tal passeio de bugie, conhecido como de “ponta a ponta”: pela areia ou estradas asfaltadas, o roteiro contempla as praias de Muro Alto, Cupe, da Vila e Maracaípe.

No passeio já é possível identificar as praias preferidas. Uma delas é Maracaípe, diferente das piscinas naturais de Porto de Galinhas, as piscinas de Maracaípe, a apenas 3 km da Vila, têm vida marinha mais presente e estão mais preservadas. E na mesma praia, é possível navegar pelo Rio Maracaípe e observar os cavalos-marinhos, sempre presentes na região.

Outra boa opção é conhecer a Barra de Sirinhaém, a 34 km de Porto, de onde parte o passeio de catamarã até a Praia dos Carneiros, em Tamandaré. O passeio dura seis horas, mas vale a pena. Esta praia, com coqueiros, piscinas naturais e mar de águas transparentes, merece um dia inteiro só para ela.

Andar em Porto de Galinhas é muito fácil. Quem está na Vila está perto de tudo. E alguns hotéis e pousadas mais afastados têm traslado até ali em horários determinados – a consistente frota de táxis também auxilia na locomoção pela região. Para conhecer as praias, uma boa pedida é fazer o passeio de bugie “ponta a ponta”, que passa por toda a orla.

Se a Vila está toda asfaltada, algumas vias de acesso às praias ainda são de terra – em época de muita chuva, verdadeiras piscinas são formadas, dificultando a passagem. Exatamente essa dificuldade é que faz a alegria dos turistas. Deixa a Vila com aquele ar de cidade do interior e aproxima ainda mais moradores e visitantes. Dizem até que Porto de Galinhas é um pedaço do paraíso. E alguns mais entusiasmados afirmam que esse pedaço está cada vez maior.

EXPANSÃO SUMMIT

Seguindo seus planos de expansão, a Summit Hotels acrescenta mais um hotel em seu portfólio. Trata-se do Summit Inn Hotel Cachoeira Paulista, localizado na cidade do interior paulista e que a rede assumirá a partir de 1º de março pelo sistema de arrendamento. Contando com acomodações amplas e aconchegantes para até quatro pessoas, o empreendimento possui uma bela vista da Serra da Mantiqueira e está localizado a apenas 400 metros da comunidade católica Canção Nova. Com a aquisição desse novo empreendimento agora a rede conta com dois hotéis na cidade.

EVENTO EM FOZ

Mais de 200 agentes de viagens de todo Brasil são esperados para a 9ª edição do B2Meet Frt, que será realizada entre os dias 1 e 6 de agosto em Foz do Iguaçu (PR). O evento – organizado anualmente pela Frt Operadora – é considerado um dos maiores do setor. Na Terra das Cataratas, os profissionais do trade participarão de uma programação intensa de capacitações, rodadas de negócios e muitas experiências relacionadas ao destino. Entre as novidades desta edição está o lançamento do Troféu Sequoias, uma premiação criada para as 30 melhores agências em volume de vendas da operadora.

JPA NA PASSARELA

Quando os primeiros raios solares começarem a aparecer no domingo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões da Real estará entrando no templo do Carnaval paulistano apresentando para o mundo as belezas, a gastronomia, a cultura e os encantos da Capital paraibana. A apresentação de João Pessoa como enredo da Dragões da Real é um investimento feito pela Prefeitura, numa aposta certeira para atrair os olhos do Brasil e do mundo para a Paraíba, numa receita que terá um retorno incalculável para a economia da cidade, conforme o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues.

ARGENTINA CONSOLIDA

Com o acompanhamento de oito empresas turísticas argentinas, o INPROTUR realiza a participação da República Argentina na feira de Turismo BIT Milan (Borsa Internazionale del Turismo) na cidade de Milão, Itália, onde também se obtiveram excelentes resultados das reuniões realizadas com tour operadores, mídia e linhas aéreas internacionais. A delegação foi liderada pelo Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, e participaram as empresas De la Paz Tour, Azeta VIaggi, Eurotur, Quarum Travel, Vivaterra DMC, Rotativo Express, South American Tours de Argentina e Aerolíneas Argentinas

CRESCIMENTO

O período de alta estação 2022/2023 em João Pessoa se confirmou como um dos melhores dos últimos anos. A Rede Nord Hotels aponta um crescimento de 22% de ocupação nas nove unidades, com índices acima de 95% de ocupação. “Tivemos um crescimento em receita de mais de 20% com destaque para as cidades de Juazeiro (CE) e Patos (PB), que chegaram a 100% de sua ocupação”, disse Patrícia Cantalice, diretora da rede.Conforme a executiva, a Nord tem se destacado com preenchimentos que estão gerando altíssimas taxas de retorno para os empreendedores locais.

NOVO REFORÇO

O parque aquático Thermas da Mata, situado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, iniciou 2023 com uma novidade! Focado na consolidação da marca e na promoção das novas atrações que serão anunciadas em breve, o empreendimento traz para sua equipe a head de marketing Patricia Martins. Formada em Administração e Marketing, a executiva tem 23 anos de expertise nas áreas de turismo e parques (indoor e aquáticos). Patricia iniciou sua carreira na holding Show Play, pioneira de parques indoor pelo Brasil, onde atuou por 15 anos.

MINI MUNDO

As portas de uma cidade dos sonhos em Gramado voltam a se abrir nesta sexta-feira, dia 17. Após uma breve pausa, o Mini Mundo receberá seus visitantes com uma novidade: um cenário que reproduz o berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina. Para isso, a equipe própria de artesãos trabalhou em cada detalhe, buscando reproduzir a Praça Theodor Amstad e o prédio da Caixa Rural, originalmente situados na localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis/RS. O novo cenário tem por objetivo prestar homenagem aos pioneiros do cooperativismo na América Latina.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:​

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar