Pesquisar
Close this search box.

Mais possibilidade para casa própria

Compartilhe:​

Ter a casa própria sempre foi um sonho para grande parte da população brasileira. Apena uma pequena parcela dos brasileiros pode arcar com orçamentos milionários para comprar o seu próprio imóvel. Uma realidade angustiante que tira praticamente a possibilidade de comprar uma moradia.

Mas, parece que nova iniciativas prometem diminuir essa trajetória abissal e desafiante no mercado imobiliário. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a medida provisória que determina a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Devem ser entregues 2 milhões de unidades habitacionais até 2026.  A cerimônia aconteceu após a entrega de dois conjuntos habitacionais em Santo Amaro da Purificação, com um total de 684 apartamentos. 

Em seu discurso, Lula disse que escolheu o município do Recôncavo Baiano pelo simbolismo. A cidade tem um diverso patrimônio artístico e cultural, que incluí igrejas de valor histórico e terreiros com grande representatividade social.

O município também é conhecido por ser terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. “Eu vim aqui porque aqui eu tive uma amiga extraordinária. Não era famosa, não era cantora. Mas era uma mulher por quem eu tive um respeito profundo, que era a mãe de todos aqueles que ficaram famosos, a Dona Canô”, disse em referência à mãe de Caetano e Bethânia.

“Várias vezes que eu vim aqui eu fui na casa da Dona Canô porque ela representava, na minha opinião, uma inteligência rara do povo baiano”, acrescentou sobre a matriarca que morreu aos 105 anos de idade em 2012.

Ao todo, foram entregues, de forma simultânea,  2,7 mil  unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que tiveram as obras paralisadas em nove municípios de seis Estados brasileiros.

Os conjuntos habitacionais entregues em Santo Amaro haviam sido inicialmente contratados em 2013. Segundo a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, as obras dos apartamentos chegaram a ficar 94% concluídas em 2016, mas foram abandonadas pelos governos seguintes. Com isso, os imóveis precisaram ser reformados antes de serem repassadas às famílias beneficiadas.

O presidente disse que a partir de agora terá como uma das prioridades do governo retomar obras que ficaram paradas nos governos anteriores.

“A partir de hoje (ontem) eu vou começar a viajar o Brasil com meus ministros. Vou visitar as cidades, visitar estradas. E vamos fazer com que todas as obras que estão paralisadas voltem a ser construídas”, disse.

Esse processo irá, segundo o presidente, ajudar a impulsionar a economia do País. “Só no campo da educação nós temos mais de 4 mil obras paradas. Ao todo, são 14,8 mil obras paradas. E a gente vai começar a tocar todas elas para que esse País volte a caminhar, a rodar, a girar e produzir crescimento econômico”, enfatizou.

Nota abre Perfil

Nova ofensiva pelo ICMS

Agora, é tratar do assunto sem delongas. Governadores de Estados estiveram em Brasília na tentativa de recomporem perdas com as mudanças no ICMS. Limites adotados para o recolhimento do tributo afetaram a arrecadação estadual desde o governo Bolsonaro, impossibilitando repassar verbas para serviços essenciais ao público em áreas como saúde e educação, principalmente, segundo alegam os gestores estaduais. Ontem, o grupo esteve reunido com a presidência da Câmara e do Senado, no Congresso.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que participou da audiência na capital federal, disse ser impraticável manter investimentos em obras e atender a demandas públicas com a perda de receita oriunda de mudanças do imposto. Ele também tratou sobre eventuais impactos negativos da reforma tributária. E anunciou que o Estado e sua bancada estão vigilantes sobre as propostas que ameaçam o modelo ZFM.

Reforma

As duas propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso não levam em consideração o regime incentivado no Amazonas, segundo analistas. Portanto, há grandes possibilidades de ser aprovada a extinção do IPI, hoje o maior diferencial de manutenção de investimentos e para atração de novos negócios à região. O governo estadual elabora sua contraofensiva às mudanças que viram mais adiante. Unificar nacionalmente ICMS, ISS e taxação diferenciada com restituição são alternativas.

Chips

Segundo Samuel Hanan, um estudioso da ZFM, um decreto de Lula que beneficia a produção de componentes e chips para a indústria de informática pode alavancar as atividades econômicas da Zona Franca. Porém, nem todas as lideranças empresariais e políticas despertaram para essas grandes potencialidades, principalmente agora em que a reforma tributária já está em curso no Congresso. Para ele, são novos fatores que podem manter empregos, criar novos postos de trabalho e gerar mais renda.

Tributo

Realmente, Amazonino Mendes, que morreu em São Paulo, deu sua grande contribuição para o Amazonas por mais de 40 anos de atuação política. Lideranças empresariais e políticas preparam uma homenagem ao ex-governador. Seu corpo chega nesta quinta-feira (16). E o velório será aberto ao público, oportuno para a despedida de sua legião de admiradores, tanto na capital como nos municípios do interior do Estado, por onde também deixou um legado de muitos empreendimentos.

Tributo 2

Amazonino será homenageado como chefe de Estado, à altura do seu legado construído por mais de quatro décadas se revezando no comando do Estado, na prefeitura de Manaus e como senador da República. Marcou a histórica política do Amazonas, corroborando para o surgimento de novas lideranças que se inspiraram em sua atuação. Por onde é bradado, o nome do velho cacique é traduzido em ações assertivas que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos amazonenses.

Reconhecimento

Protagonista entre as lideranças da nova geração de políticos do Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa, também encampa manifestações em tributo ao ex-governador Amazonino Mendes, que inspirou políticos remanescentes e ainda contribui para a formação de novos representantes que abraçam suas ideias e compromissos com o público. “Ele deixa um legado de obras públicas que dificilmente será superado”, reconhece o parlamentar.

Atração

Boa pedida. O cantor Roberto Carlos será a grande atração do megashow no dia 27 de fevereiro, no Teatro Amazonas, na solenidade de entrega do United Earth Amazônia. O prêmio ocorrerá pela primeira vez em Manaus, onde serão escolhidos seis projetos vencedores nas categorias arte, música, responsabilidade socioambiental e governança. O anúncio foi feito pelo sueco Marcus Nobel, descendente do criador do prêmio Nobel, em conferência, ontem, com o prefeito David Almeida.

Reféns

Inadmissível. Continuamos reféns. Cobradores e passageiros de ônibus das oito empresas do transporte público de Manaus foram alvos de 1.812 assaltos entre janeiro e novembro de 2022. As empresas alegam ter sofrido prejuízos de R$ 308 mil. Os dados constam em relatório de roubos em ônibus elaborado pelo Sinetram. O valor considera apenas o roubo do dinheiro arrecadado pelo setor. Não inclui a perda de bens dos passageiros, que ainda correm risco de ser assassinados.

Alvos

Fiquemos alerta. Os alvos preferidos dos bandidos são os ônibus das linhas 640 e 560, que saem do Terminal 4, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, com destino ao Centro da capital, segundo o Sinetram. Em novembro do ano passado, os roubos nesses dois trechos corresponderam a 25% das ocorrências. Os criminosos atuam principalmente à noite na avenida Max Teixeira. E a maioria usa arma de fogo. Em novembro de 2022, José Roberto Soares foi morto com uma facada no peito.

FRASES

“Um dos objetivos do projeto é unir a Amazônia mundialmente”.

Marcus Nobel, sueco, sobre a premiação do United Earth, no Teatro Amazonas.

“Uma ordem de prisão pode aparecer do nada”.

Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente, em entrevista a jornal dos Estados Unidos.

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar