Conferência de Turismo e Empreendedorismo Sustentável

Compartilhe:​

A CONATES Amazônia 2022, evento de turismo e empreendedorismo sustentável terá sua VII edição na região Amazônica Brasileira nos dias 21 e 22 de dezembro das 09h às 18h00 nas dependências do Centro Cultural Povos da Amazônia – CCPA, com a temática “A Amazônia é Híbrida, a Amazônia é Bio, a Amazônia é Reality!.

A temática pretende dar continuidade a um processo participativo de construção da sustentabilidade do turismo receptivo da região, promovendo a participação comunitária, sensibilização estratégica e consolidação dos projetos pertinentes para oportunizar políticas públicas de desenvolvimento sustentável do turismo, bem como promover a visibilidade gastronômica regional, empresarial do trade turístico local e fortalecer as diretrizes para a sustentabilidade com responsabilidade socioambiental do turismo no Amazonas – Brasil.

O evento promove a cultura sustentável através do fomento a eco cidadania e ao empreendedorismo e a sensibilização estratégica para a gestão integrada das políticas de sustentabilidade e construção de uma agenda verde estruturante como modelo para aceleração das respostas socioculturais ao crescimento das demandas de inovação, conservação inovação e preservação ambiental no século 21. A programação deste ano será híbrida (presencial e on line) com transmissão simultânea pelas redes sociais e, contará com a presença de representantes de países parceiros, palestras, debates, oficinas, roda de conversa, expositores culturais, feira gastronômica e criativa, workshop, painéis, desfile com moda, biojóias e artesanatos amazônicos, além de propiciar networking entre os participantes.

A CONATES foi idealizada pelo Biólogo e professor Jorge Manzoni, e se tornou um evento pioneiro sendo sua primeira edição em 2008, consolidando-se em edições posteriores e em diversos locais do Brasil, como o principal evento de sustentabilidade e produtor de cidadania ecológica para melhoramento na evolução da qualidade de vida humana associada às atividades turísticas do Brasil.

Programação oficialr.

No Amazonas o evento é sempre gratuito e coordenado pela Mestre em Turismo e Hotelaria, Profa. Olinda Marinho, que introduziu o evento no Amazonas e seus municípios com várias parcerias

Visitas Técnicas

Desde a 1ª. edição da Conates Amazônia mapeamos municípios que precisam de apoio e queiram aceitar nossa colaboração, para isso a Mestre em turismo e hotelaria e planejamento estratégico, Profa. Olinda Marinho – Coordenadora da Conates Amazônia, criou um programa de  visitas técnicas com olhar de TBC empreendedor e inovador  junto com  colaboradores e convidados que já estiveram em Manaus, Novo Airão, Parintins, Caburi, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru,  e, dessa vez, iremos ao Município de Presidente Figueiredo onde criamos uma programação  especifica em parceria com SEBRAE-AM e os gestores dos órgãos de turismo e desenvolvimento local de Presidente Figueiredo nos dia 19 e 20/12 de dezembro de 2022, (segunda e terça – feira). Teremos ações com oficinas gratuitas para atender à necessidade real identificada. 

SERVIÇO:

O quê – Conferência Internacional de Turismo Sustentável na Amazônia – Conates Amazônia 2022

Quando –  ,21 e 22 de dezembro

Onde – Centro Cultural Povos da Amazônia – CCPA situado no  Distrito Industrial I, Av. Silves, 2222 – Crespo (Bola da Suframa)

Informações – Inscrições gratuita pelo Sympla ou com a Profª. MsC Olinda Marinho (92) 99178-5706, E-mail: [email protected]

Programação no Centro Cultural Povos da Amazônia

Dia 21/12 (Quarta-feira)

08h00 – Credenciamento na recepção do CCPA

09h00 – Composição da mesa e abertura do evento.

10h00 – Mesa de abertura – retrospectiva Conates  Amazônia, resultados para as comunidades e contrapartidas.

13h40 – AuditórioPalestra magna com inserções dos convidados  “Amazônia Novos Rumos”

13h40 – Cine Silvino SantosPalestra: Educação e comunicação on line e presencial

15h20 – Palestra: Bioeconomia e Bioprodutos Ribeirinhos. “Sustentabilidade e responsabilidade social nas comunidades e etnias amazônicas no metaverso”.

16h40 – Encerramento com apresentação Cultural.

Dia 22.12.22 (Quinta-feira)

08h30 – Inovação Incremental no Turismo com as ESG

09h00 – Tecnologia – LowTech e High Tech – Caboclo, índio e quilombola.

10h30 – Turismo com foco no TBC – Turismo de Base Comunitária

14h00 – Desfile de Moda amazônica Internacionalização e os ODS.

17h00 – Encerramento

Soraya Cohen

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando

Qual sua opinião? Deixe seu comentário