Pesquisar
Close this search box.

Alckmin e Rolemberg vêm abrir a vitrine da ZFM

Compartilhe:​

A presença de mais de 80 startups no evento demonstra o ambiente empreendedor e inovador fomentado pela ZFM. Remete à figura de Denis Benchimol Minev, que celebra o centenário de Samuel Benchimol, seu avô, o grande amazonólogo, o DNA empreendedor de seus antepassados, a saga dos Benchimol Minev.”

Por Alfredo Lopes – Coluna Follow-up (*) – Portal BrasilAmazoniaAgora

A segunda temporada da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é o primeiro grande evento depois que o Congresso Nacional reconheceu, aplaudiu e manteve integralmente o programa Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária. Uma vitória eloquente para evidenciar a força e avanços da Zona Franca de Manaus (ZFM). Com a presença de duas autoridades renomadas do governo federal, Geraldo Alckmin e Rodrigo Rollemberg, parceiros declarados desde o processo de transição de governo, de um ano atrás, o evento, previsto para receber mais de 20 mil visitantes, 80 startups e 90 palestras gratuitas, assume papel central na promoção de tecnologia, bioeconomia e inovação na Região Norte.

Serão três dias, de 28 a 30 de novembro no Studio 5 Centro de Convenções, em que a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 busca, novamente, impulsionar os polos de Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como modelos econômicos sustentáveis para preservar a Amazônia e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. É claro que a estrada, embora já estruturada em seus pilares centrais, tem tudo a ver com as intuições originais de diversificação, adensamento e interiorização da ZFM. E o apoio desta gestão federal sinaliza que estamos no rumo certo.

Deliciosa e estimulante, a programação é abrangente, sob a inspiração de uma equipe apaixonada e gerenciada pela batuta de Vania Taumaturgo, e muitas mãos criativas e provocativas no sentido da sensibilidade amazônica. A vitrine está dividida em trilhas de conhecimento como bioeconomia, biotecnologia, empreendedorismo, saberes tradicionais, produções acadêmicas e tecnologia da informação, destacando sempre o compromisso do evento com a diversidade e a inovação. Palestras de destaque, incluindo “Diversidade Digital” e “Empreendedorismo Científico em Biotecnologia”, reforçam o enfoque na relevância da região.

Fato a destacar é o lançamento de um aplicativo oficial para facilitar o acesso à ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, que já demonstra o cuidado em tornar o evento acessível e prático, proporcionando uma experiência aprimorada para participantes, expositores e apoiadores. Todos farão parte de um movimento surpreendente e interativo com os indicativos dessa trajetória criada e abençoada pela própria história de tantos atores e construtores da Zona Franca de Manaus. E a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é exatamente a síntese dessa jornada.

Com a temática “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 não apenas destaca as realizações regionais, mas também promove diálogos essenciais/viscerais/ancestrais sobre a preservação da floresta e o progresso socioeconômico, equilibrado e sustentável que foi desabrochando nas quase seis décadas de mutirão construtivo. Este evento não só celebra a inovação, mas também consolida a ZFM como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Voltemos a pontuar a participação destacada do ministro da Indústria, Comercio e Serviços, o vice-presidente Geraldo Alckmin e seu secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg.na ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 não apenas realça o evento, mas também enfatiza o apoio governamental à Zona Franca de Manaus (ZFM), consolidando-a como um polo de relevância nacional. O compromisso dessas figuras políticas sugere um reconhecimento da importância estratégica da ZFM para a inovação e desenvolvimento econômico.

A presença de mais de 80 startups no evento demonstra o ambiente empreendedor e inovador fomentado pela ZFM. A figura de Denis Benchimol Minev, que celebra o centenário de Samuel Benchimol, seu avô, o DNA empreendedor de seus antepassados, a saga dos Benchimol Minev. Os registrem remetem  ao Século XIX, em busca da construção da nova Terra Prometida, a Amazônia e suas promessas de vida.

Essas startups já estavam presentes nas 40 empresas de beneficiamento dos produtos sustentáveis da flora e da fauna amazônica, capazes de financiar, no século  passado, no meio da floresta, no muque da obstinação de I.B. Sabbá e Moysés Israel, a Refinaria de Manaus. A Os avanços tecnológicos foram a realização dos sonhos dos pioneiros e empreendedores da Amazônia, capazes de  atrair e nutrir novos empreendimentos, fortalecendo o ecossistema de negócios e contribuindo para a diversificação econômica.

As cerca de 90 palestras gratuitas oferecidas durante a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 destacam a ênfase na disseminação do conhecimento, um indicador fundamental do comprometimento da ZFM, a convicção de seus construtores e atores da consolidação.  A construção do CBA, o Centro de Bionegócios da Amazônia, a Fundação Paulo Feitoza, o financiamento integral da UEA, Universidade do Estado do Amazonas, sinalizam os paradigmas de formação de capital humano especializado. Esse investimento em educação e capacitação contribui para a criação de uma força de trabalho qualificada e alinhada com as demandas tecnológicas e de bioeconomia. Foi dessa jornada que nasceu e se espalhou a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023.

(*) Coluna follow-up é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, no Jornal do Comércio do Amazonas, sob a responsabilidade do CIEAM, e coordenação editorial de Alfredo Lopes, consultor da entidade e editor geral do portal BrasilAmazoniaAgora.

Alfredo Lopes

Alfredo Lopes

Escritor, consultor do CIEAM e editor-geral do portal BrasilAmazoniaAgora

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar