Pesquisar
Close this search box.

Você tem pessoas difíceis no ambiente de trabalho?

Tenho certeza que você já teve ou tem algum colega de trabalho, subordinado ou superior com um temperamento difícil. Aquela pessoa que você precisa pensar mil vezes em como falar o que você precisa sem fazer com que haja uma briga, que o clima fique tenso ou que magoe seus sentimentos.

Mas, isso tem solução e pode ser melhorado ou mesmo evitado, e assim fazer com que seu ambiente de trabalho seja mais prazeroso.

Quando você precisa que seu subordinado faça algo que ele não quer e não se propõe a fazer

Muito embora hoje não tenhamos mais que fazer somente o que está no nosso script, muitas vezes está dentro das atribuições de seu subordinado alguma tarefa, porém ele não se lembra ou não quer fazer. Uma boa ideia é você sentar com ele, e mostrar o que precisa ser feito, mostrar os resultados negativos dessa tarefa não estar sendo realizada e perguntar qual a sua sugestão para que isso seja feito. Mostre custos que irão ter caso seja contratada mais uma pessoa para fazer a tarefa e o quanto estariam deixando de ganhar. É bem provável que o próprio se candidate a fazer. Parece engraçado, ficará bem mais fácil para ele aceitar a ideia partindo dele do que ela sendo imposta por você.

Quando você precisa chamar atenção por algum comportamento ou atitude indevidos

Algumas vezes você precisa ser o chato e chamar atenção por algum comportamento ou atitude indevido. O pior é quando as pessoas envolvidas tem um brio muito alto e não podem ser chamadas atenção. O primeiro passo é chamar a pessoa separadamente das demais e mostrá-la seus pontos positivos. Elogie sinceramente suas qualidades. Com essa sua entrada, a “pior” parte não será tão ruim assim. Depois você entra nos pontos que podem ser melhores desenvolvidos e exemplifica com uma das atitudes ou comportamento que não foram muito agradáveis. Mostre como a pessoa será beneficiada melhorando suas atitudes e finalize agradecendo por ter tido esse tempo com ele.

Quando sua equipe é formada por pessoas competentes mas que não se dão bem entre si

Você se encontra naquela situação: super feliz por ter pessoas competentes em sua equipe e ao mesmo tempo frustrado por não saber como fazer para se darem bem. As vezes esse atrito entre pessoas muito competentes, acontecem simplesmente pelo fato de serem competentes e a vaidade falar mais alto.

Uma sugestão minha é você criar momentos mais pessoais no trabalho, como amigo-oculto em alguma data comemorativa (nesse caso fale dos pontos positivos no momento da troca de presentes), aniversário surpresa de algum membro da equipe ou aniversário de empresa. Outra sugestão é você bolar um plano de trabalho para que eles precisem trabalhar em equipe, num mesmo projeto, com o mesmo objetivo. Faça algo com que todos precisem juntos cooperar para um objetivo em comum. Assim eles terão mais afinidade e consequentemente menos competição entre eles.

Prefira ver o lado bom das pessoas

Quando você estiver com alguma dificuldade de relacionamento com algum colega de trabalho seu, procure pensar no lado bom dessa pessoa. Eu sei que nos momentos de crises, é mais difícil ainda pensar no lado bom, mas todos temos lados bons e ruins. Quando você se lembra do lado bom dessas pessoas, você tende a minimizar os impactos negativos que o lado ruim dela pode trazer para você.

Antes de demitir alguém, meça seus pontos positivos e negativos. Liste suas qualidades e veja se de fato seus pontos negativos se sobressaem mais que os negativos. Caso contrário, pode ser uma ótima oportunidade para você crescer como profissional. Experiências com pessoas de difícil trato são umas das mais engrandecedoras da vida de um profissional. Não deixe essa oportunidade passar e encare como um desafio o fato de você estar no olho desse furacão.

Se interesse pela pessoa

Se não é algum comportamento rotineiro, procure saber se a pessoa está passando por alguma situação complicada em casa, se tem algo preocupando sua mente. Se interesse pela pessoa. Quando fazemos isso, as pessoas começam a se interessar por você em retorno, como num passe de mágica. Começar a se interessar por você em retorno significa também cooperar com seus objetivos. Na verdade, a base de tudo isso, de bons relacionamentos e de se sair bem com pessoas de difícil relacionamento, está em fortalecer os relacionamentos.

Vamos criar bons relacionamentos?

Boa semana! Fiquem com Deus!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar