SUBVENÇÃO EM DIA E EXPOAGRO NOS 4 ANOS DE GOVERNO WILSON LIMA

É inegável que a questão da subvenção estadual foi tratada de forma bem diferenciada no governo Wilson Lima. Além de pagar o valor que deixaram pendente, reajustou o valor (por kg) e pagou no mesmo ano da safra. Isso é fato! Além disso, incluiu a piaçava e o pirarucu de manejo. Novamente, o Wilson ouviu os nossos apelos na campanha, transição e incluiu no Plano Safra essa justa missão com quem trabalha de sol a sol e com tantas adversidades. Isso é fato, não é fake! Nessa cadeia da fibra de juta e malva, acredito que também na da borracha do extrativismo, o novo parlamento, a partir de janeiro do ano que vem, tem que mudar a legislação e tirar o percentual que é cobrado do beneficiado a título de administração para a ADS (parece que 6%, tem que fazer igual a subvenção federal, não tem desconto). Tenho absoluta certeza que o governador acata, mas primeiro a Assembleia Legislativa tem que fazer o papel dela. É preciso fazer fiscalizações aleatórias em alguns beneficiados para evitar possíveis desvios de pagamento e atravessadores e notas que não correspondem ao que foi produzido, assim como continuar o esforço (que está em andamento) para a produção local de sementes. Com relação a isso, tem um fato novo que vou divulgar brevemente. Esse era mais um pleito constante dos documentos entregues por FAEA, OCB e FETAGRI aos candidatos. Felizmente foi atendido!

44ª EXPOAGRO

É muito bom estar vendo a EXPOAGRO sendo realizada nos quatro anos do governo Wilson Lima que ajudei a construir com algumas ideias na eleição, transição e três meses que fiquei no governo (saí porque tinha acabado de aposentar da Conab e queria ter outra vida nos anos seguintes, mas em 2023 estaremos de volta, se Deus quiser). Mesmo quando não deu pra fazer presencialmente em razão do caos sanitário mundial, da pandemia, o Petrucio e sua equipe fizeram virtualmente. E já tem o novo Parque de Exposição Eurípedes Ferreira Lina em construção. Felizmente não é mais a enganosa “pedra fundamental”. Esse um ponto altamente positivo do atual governo, pois é inaceitável ficar sem o maior evento agropecuário do estado durante longos cinco anos. Feliz, também, a OCB, FETAGRI e FAEA por terem sempre pautado esse evento. A exposição acontecerá até o dia 4 de setembro, das 9h às 22h, com vasta programação voltada ao produtor rural e público em geral. no Kartódromo da Vila Olímpica, no bairro Alvorada, zona oeste da capital. Na abertura, foram entregues troféus para homenagear 20 produtores rurais que contribuíram de forma significativa para o setor primário do Amazonas. Entregues também cinco picapes para Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). E a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri) também aproveitará a ocasião para realizar a abertura do 5º Encontro dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Etaf).

06.08.2022

Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected] 

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário