”…tú nunca serás Liverpool.”
“Porto de Lenha”, a famosa canção dos compositores Zeca Torres (Torrinho) e Aldísio Filgueiras, teve ontem, 17/03/2021, o lançamento de um clipe no Youtube com arranjo do grupo carioca Subversos.
Segundo a canção, que é considerada seu hino não oficial, Manaus nunca terá
“uma cara sardenta e olhos azuis”.
A Zona Franca de Manaus de certa forma mudaria este cenário, não para transformá-la numa Liverpool, mas para que a lenha não fosse o principal produto manauara.
A Manaus, se Porto de Lenha fosse, lembraria talvez uma cidade mais nostálgica, calma, com os moradores pelas calçadas e praças conversando, sem o trânsito intenso, com cerca de 300 mil pessoas e atividades comerciais básicas, uma cidade tranquila e apaixonante para muitos de seus moradores que, alguns deles, ainda sonham com este cenário.
O Ministério da Economia, que segundo se tem notícia, deverá alterar ou revogar a Resolução 159/2021 das bicicletas, não citou ainda se revogará a Resolução 112/2020 dos brinquedos que sequer aparece na pauta da bancada federal amazonense no Congresso e segue fazendo estragos, e está prestes a publicar, talvez hoje, normas que afetam agora o setor de eletroeletrônicos do PIM.
A nostálgica Manaus pode não estar tão longe, e talvez seja uma das paixões do ministro, homenageando inclusive “Porto de Lenha” na data de seu novo clipe.
“Porto de Lenha tú nunca serás Liverpool.”.