Pesquisar
Close this search box.

Mente aberta, bons negócios

O ser humano tem diversas limitações, que ao longo do tempo elas irão se destacando pela fragilidade pontual de onde você fica mais vulnerável, digo isso pelo principal motivador que é a sua mentalidade. Entendemos que todas as nossas possibilidades em querer alcançar algo dependem muito de nossos esforços devido as reais limitações e de poucas habilidades interna.

Vamos tirar como exemplo um objeto de certo tamanho como referência um copo, ao colocarmos água haverá um momento em que irá transbordar por estar cheio, isso se deve pela quantidade de água acumulada dentro do recipiente aberto, caso o recipiente esteja fechado existe uma grande probabilidade do objeto estourar ou quebrar. 

Neste caso, nos deparamos por acúmulo de inconsequência ou erros, ou seja, momentos em que utilizamos nosso tempo para usufruir de maneira equivocada ou mesmo só por fazer e perder tempo com algo que sem nenhuma relevância nada nos traz, usando nosso maior esforço em momentos que não nos trará algo positivo de crescimento, valor e aprendizado. Afinal de contas, aonde realmente devemos agir para realizar a busca de nossos objetivos que nos traga a oportunidade de melhorar a cada instante.

Quando realmente entendemos o que nos atinge, já estamos preparados para nos proteger seja do que for preciso, porque sabemos como lidar com as consequências dessas causas, de certo modo criado por nós, bloqueamos o que não faz parte do círculo contínuo blindando em não adquirir mecanismos de ocupação além das limitações, o que já retrata uma trava para novos horizontes de crescimento, definindo como aprendizado, quando se depara com o “novo aterrorizante”. 

Embora isso seja muito comum, e é a realidade de muitos, vale apena relatar que tudo é gerar oportunidade pelo conhecimento adquirido, ainda que milhões de pessoas se perguntam do porque não tem oportunidades na vida, claramente isso é individual, pelo fato de não estarem preparadas para elas, se fosse fácil nada daria certo, porque seria feito de qualquer maneira sem uma qualidade ou assertividade na execução. 

Deste modo, chegamos ao ponto crucial de uma visão inadequada nas empresas, estar levando a empresa nas costas, sozinho e entendendo que precisa de ajuda para gerir e não busca esses  meios, isso é um fato em que a empresa irá estagnar e posteriormente declinar, nós profissionais em gestão estratégica de negócios, entendemos esse modelo de pensamento que é muito comum na classe empresarial, devido ao fato de muito orgulho, isso desacelera a evolução da empresa, como também é um reflexo de mentalidade limitada de conhecimento e habilidades, “ criei a empresa sozinho, levantei sozinho, é da minha forma que vale e como tem que ser”, isso realmente é um atraso no crescimento, porque reflete em diversas pessoas que nela estão, que são seus colaboradores, que aceitam e se acomodam com o modelo que está, sem poderem ter a chance de adquirir conhecimento para ajudar na sua projeção e organização, como um braço extra para o dono da empresa, esse auxílio é necessário para buscar opções de novos negócios.

Voltando ao início, nos deparamos com o maior gerador de fracassos e limitador de crescimento e de oportunidade na vida, que é a mentalidade bloqueada, sabendo disso, deve ser feito um trabalho de liberdade mental, treinar e praticar para que abra caminhos e que possa observar novos horizontes como empresário ou profissional que queira algo a mais na sua jornada, na sua empresa e na vida.

Um certa vez, alguém veio até mim e relatou um pouco a situação da sua empresa e da sua vida, detalhando um pouco seu reflexo de crescimento e mobilidade na família, bom, eu entendo que se houve espaço terei que colocar minha mera opinião para agregar algum valor pela minha experiência como profissional, enfim, relato de uma visão distorcida da sua empresa que causa estresse e desânimo em seus colaboradores, na forma de agressões verbais, achando ele como deveria ser por ser o “chefe”, claramente, isso ficou óbvio a sua natureza dentro do seu ambiente empresarial, como total descontrole emocional, ao qual leva para dentro do seu âmbito familiar, aí já ficando bem claro todo o reflexo negativo e declinado no andamento da sua vida.

Com um diálogo bem franco, uma vez que houve a abertura e também a licença em expressar minha opinião, fui enfático em observar seu comportamento devido uma mentalidade já ultrapassada em fazer um modelo de gestão inadequada, sem interferir na sua vida é claro, houve aí um bom entendimento e a receptividade em aceitar uma visão aberta e progressiva de melhoria, agregando valor aos seus colaboradores e em sua família.

Entender a deficiência em que está passando em sua empresa é um passo muito importante, busque realmente ajuda de profissionais, engula o seu orgulho e abra a mente para novas opções e visões de negócios,  nós profissionais em gestão estratégica estamos sempre em busca de melhoria e aprendizado, acompanhando novidades para levar o melhor para nossos clientes, isso realmente fará a diferença nos resultados das empresas.

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, com que se sintam humildes”.  Leonardo Da Vinci

Giovanni Montini

Empresário, Consultor empresarial e financeiro, autor literário de Gestão & Negócios, Palestrante.

Contato: (92) 99234-5952

www.sie.manaus.br

e-Mail: [email protected]

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar