Pesquisar
Close this search box.

Manaus em 2030

Ter decidido morar, trabalhar e viver em Manaus foi a decisão mais acertada da minha vida. Desde o primeiro dia, esta cidade me cativou. E isso já completou 35 anos. Sua história e, fundamentalmente, seu povo. Sou carioca, filho de pernambucano e cearense. Logo, não sou carioca “da gema”. Conheço todas as nossas capitais e morei e trabalhei na maioria dos estados do nosso Brasil. Mas, escolhi Manaus. Na verdade, foi Manaus que me escolheu. É uma cidade perfeita? Não, nenhuma cidade no mundo é perfeita. Ou melhor, nada no mundo é perfeito, exceto a Natureza. Aliás, você já tentou definir perfeição? Eu nunca tentei. Também conheço 37 países, entre os mais de 230 no mundo. Isso é pouco ou é muito? Em relação ao que? Enfim. Manaus cresceu demais desde 1986. Claro que a Zona Franca de Manaus e seu comércio varejista único atraía milhões de pessoas a desfrutar da cidade. E gastar dinheiro, é lógico. Mas, a maldita política e os políticos do centro-sul do Brasil tanto fizeram e fazem que acabaram com um enorme atrativo que tínhamos.

Mas, estamos sobrevivendo. E vamos sobreviver. Estamos no coração da Amazônia. Somos um povo forte, trabalhador e extremamente acolhedor. Temos mais de 600 indústrias instaladas por aqui e apesar da pressão contrária dos políticos e empresários do centro-sul, permaneceremos com elas, ou com a maioria delas. E ao nosso lado, temos a geografia local, o acesso mais rápido aos grandes centros mundiais consumidores, por intermédio do rio Amazonas. Ou em 5 horas de voo até Miami. Estamos terminando 2021, e apesar da crise da COVID-19, sobrevivemos. E o que esperar para 2030? Nada. Ele que venha. Estamos preparados.

E as novas gerações também. Tente visitar as faculdades de Manaus. Você verá milhares e milhares de jovens e idosos nos bancos acadêmicos lutando para ingressar no mercado de trabalho. Vá nas empresas do Pólo Industrial de Manaus. Você verá muita energia e dedicação. Sabe por quê? Porque o manauara trabalha. E muito. Mas, também se diverte. E muito. Sabe qual o diferencial de Manaus sobre todo o Brasil? O povo! O povo acolhedor! O povo que não usa guarda-chuvas. O povo que não tem invejas. O povo que não tem rancor. O povo que respeita a Natureza. O povo que faz amigos e ajuda as pessoas. O povo que quer aprender. E que sabe ensinar. Na verdade, o manauara é o melhor povo do Brasil. Não troco esta terra por nenhuma outra. Voltando a 2030. O que vai acontecer no mercado mundial, na política, na Natureza? Ninguém sabe! Pode-se fazer milhares de projeções. Milhões de planilhas prospectivas. Enfim. Até tentar adivinhar. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: o manauara estará preparado! Que venha o futuro! 

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar