Pesquisar
Close this search box.

Emprender no Brasil

Vivemos em uma era tecnológica e é fato que o Brasil é um país vocacionado a empreender. Contudo, o nosso país é, ao mesmo tempo, um lugar que ainda não traz um ambiente propício e atrativo aos empreendedores de maneira geral. O excesso de burocracia, os entraves administrativos, a falta de uma logística plena e planejada, além da alta carga tributária se apresentam como razões fortes e preponderantes no que tende a impedir o alavancamento para se empreender em nossa Nação. Fazem-se necessárias políticas públicas e ações com o objetivo de tornar o ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento de um ambiente empresarial tecnológico. 

O conceito de empreendedorismo vai muito além do que apenas ‘abrir o próprio negócio’. Para ser um empreendedor é necessário ser um agente de visão e de transformação. É preciso ter coragem, ousar, conhecer a realidade e identificar oportunidades, ameaças e tendências de mercado, com um olhar abrangente, capaz de gerar a criação de soluções inovadoras para as demandas, com habilidade de se antecipar aos problemas. A expressão ‘empreender’, inclusive, remonta o ano de 1725, usada pela primeira vez pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o “indivíduo que assumia riscos”

O Brasil, apesar do grande capital intelectual que possui, ainda não é, de maneira geral, um ambiente atrativo e ideal para empreender. As legislações ultrapassadas, os entraves burocráticos, as questões logísticas e a falta de incentivo e apoio estão entre os principais desafios que a nossa Nação precisa vencer para, verdadeiramente, se tornar um lugar que valoriza aqueles que ousam fazer diferente, que descobrem novas formas de executar ações e de solucionar dificuldades. As empresas de pequeno porte são as que encontram maiores dificuldades no Brasil. Tanto é assim que de acordo com o Sebrae, quanto menor o porte da empresa, mais difícil obter crédito para manter o capital de giro e conseguir superar obstáculos.

É necessário que o Brasil esteja preparado para o novo momento que experimenta as maiores e mais exitosas empresas e empreendimentos na atualidade. Qualificação, políticas públicas de reindustrialização e incentivos para abertura e manutenção de novos negócios estão entre as ações necessárias para que nossa nação esteja plenamente apta para estar inserida neste novo momento da realidade empresarial e industrial do Planeta.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar