Desafios de construir um time

A capacidade de reunir pessoas em prol de um objetivo comum, aproveitando e interagindo com as diferenças, administrando os conflitos para alcançar resultados extraordinários tornar-se o divisor de águas para os líderes. Este ponto lembra uma frase do Henry Ford interessantíssima porque nos faz refletir que sozinhos não conseguimos chegar muito distante. 

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

Henry Ford

Há quem diga que a solidão é uma forma de conquistar grandes coisas, mas somente uma personalidade forjada consegue perceber que precisa do outro para evoluir, crescer e galgar novos caminhos e metas.

Trabalhar em equipe pode ser desafiador demais para algumas pessoas, porque o processo delas é diferente ou porque não são acostumadas com essa realidade, mas acontece que o trabalho de um time é o que dá norte para que novos caminhos sejam traçados e conquistados.

É em equipe que os problemas são vistos de diversos ângulos, que as dificuldades são sanadas, que os resultados são obtidos. Além de estimular o convívio com outras pessoas diferentes, o líder que estimula o trabalho em time faz com que os envolvidos tenham empatia pelos processos dos demais, passem a ser benevolentes e ajudem uns aos outros.

Para que um time de futebol ganhe uma partida, não conta-se apenas com o fator sorte, tempo, gramado e condições de jogo. Conta-se sobretudo como engajamento daquela equipe, com a dedicação e esforço de cada um que a compõe, ainda que tenham suas limitações, é com a mentalidade voltada para o coletivo que tudo o que precisa ser resolvido em campo é resolvido, com o auxílio de um líder que os comanda a fazer o que é certo e gerou os treinos necessário para a partida e posição das pessoas no jogo.

É preciso ter a mentalidade de que embora as coisas sejam difíceis, demandem esforço e cuidado. Apesar do processo ser delicado e muitas vezes desafiador, é em equipe que há com quem contar e novos horizontes são ampliados através da comunicação assertiva, do empenho individual de cada um e esforço empregado em cada decisão.

Michael Jordan, ex-jogador de basquete tem uma frase que diz: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Desejo que essa mentalidade de que o talento é importante, mas que é pelo meio do trabalho em equipe e engajamento de todos que alcança-se a vitória, seja o meio que leve ao crescimento do seu time.

Um time forte é capaz de chegar ao topo. Quando todos estão caminhando rumo ao mesmo propósito e às mesmas metas, fica mais fácil de alinhar o que surgir de intercorrência pelo caminho.

Para construir um bom time é ideal que o líder esteja atento em:

  • Escute os colaboradores: é com a escuta que os processos, procedimentos e relacionamentos vão sendo alinhados e as expectativas vão se adequando às políticas e realidades da empresa e das pessoas;
  • Saiba lidar com os erros: nenhuma equipe nasce pronta, nenhuma pessoa é perfeita, tendo essas verdades em mente, fica mais fácil de aceitar as falhas e construir o que importa;
  • Incentive: estimule o seu time fazendo com que eles conversem entre si, resolvam problemas juntos e tenham ambições comuns de crescimento, quando as pessoas se fortalecem, conseguem mais facilmente chegar onde desejam;
  • Divida tarefas: estipule o que é de obrigação de cada colaborador, faça com que eles tenham senso de responsabilidade e cumprimento de prazos, sejam claros nas tarefas que cada um realizará;
  • Dê feedbacks: permita que a equipe saiba onde está errando, onde está acertando, onde pode ser melhor, onde pode aprimorar, é importante ter essa visão para que tudo coopere para uma funcionalidade melhor das operações.

Quando você se importa com seus colaboradores e procura uni-los como auto responsáveis pelo todo, eles sentem e retribuem essa importância e jogam melhor em time. As pessoas querem ser vistas e reconhecidas quando exercem um bom trabalho, portanto, é importante ter a prática de sempre dizer aquilo que pode ser positivo ou negativo.

Estar à frente de um time exige comprometimento, força, clareza de ações, estudo e muita empatia. Coloque-se no lugar dos seus e fortaleça-os dando a certeza que estará lá para tudo, e realmente esteja. Somente assim um time cria forças para passar por qualquer obstáculo e momento de crise juntos.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário