Pesquisar
Close this search box.

Constelações sistêmicas

Eu decidi escrever um artigo diferente hoje. Um tanto explicativo, um tanto reflexivo e um tanto instigador para você pensar sobre o seu eu do passado, do presente e do futuro. 

Tomei a decisão de falar sobre um tema que acho muito interessante, muitos não conhecem e podem ser profundamente beneficiados: Constelação Sistêmica.

Eu aprofundei os meus conhecimentos sobre este tema em 2016 quando estive na Alemanha para estudar e tenho visto o movimento ganhar força e, certamente, adquirir críticos. Desta forma, não quero nem que você aceite e nem que rejeite, somente leia despretensiosamente o artigo e caso acredite ser interessante, sugiro buscar mais informações e quem sabe, constelar.

Posso simplificar dizendo que é uma ferramenta que se propõe estar a serviço da vida. Foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger para que possamos enxergar os emaranhados que estão ocultos no nosso inconsciente, como padrões repetitivos e crenças dos nossos antepassados, com o objetivo de mudar e harmonizar os aspectos que desequilibram nossa vida.

Com este objetivo pode ser útil para identificar qualquer aspecto da sua vida que tenha interesse em entender e corrigir, como vícios, carreira, relacionamento com dinheiro, relações sociais, íntimas, profissionais e outras. Quando digo, qualquer, é qualquer mesmo. O único ponto é encontrar realmente um profissional sério, preferencialmente experiente, para conduzir o seu processo.

A Constelação Sistêmica entende que aquilo que não é reparado na origem, se repete e perpetua. Quem nunca se viu em um ciclo de repetição constante que muitas vezes nem entende o porque daquilo acontecer de novo?

Neste sentido, a Constelação Sistêmica entende que enquanto não cicatrizar as feridas internas elas continuarão irradiando no externo. Acredito que você já escutou a mesma coisa em outras linhas de abordagem. Pois é! É preciso curar dentro para que fora seja diferente. Não existe atalho ou terceirização de responsabilidade em nenhuma atuação realmente séria de desenvolvimento humano.

Quem insistir nos mesmos pensamentos, atitudes, crenças, se manterá com os mesmos padrões e abraçará os resultados já conhecidos, pois seu sistema orgânico pode não estar devidamente preparado para o processo evolutivo.

O convite é para assumir a responsabilidade para interromper este padrão limitante e desconfortável. A Constelação Sistêmica chama de buscador. Seja um buscador e desate os nós da sua vida. Literalmente buscar ajuda é um passo relevante para uma vida equilibrada e estabilizada.

Meu amigo e constelador incrível Cassio Corazzari diz que o adulto saudável tem seu modelo cultural e cognitivo refletido com precisão no seu comportamento, propiciando a oportunidade de metabolizar o que fora vivenciado, descartando ou reparando as limitações e retendo o que nutre o presente, acelerando o processo evolutivo no futuro. 

Não dá para resumir a Constelação Sistêmica em poucas linhas, mas posso estimular você a pesquisar mais sobre o tema. Quem sabe não era o que você precisava saber neste instante para mudar o que há tempos tem pensado em transformar e não sabia por onde começar.

Este é mesmo um convite para abandonar a lamentação e assumir o seu protagonismo. Ser agente que avança na autorresponsabilidade de fazer o que precisa ser feito para romper com padrões e ciclos que devem ficar na história, com a mesma intensidade que entende que seus antepassados fizeram o melhor que podiam com os recursos de consciência que tinham. Que tal expandir a sua e começar a contar novas histórias para os seus descendentes?

Não é sobre ser perfeito, mas sobre fazer movimentos para evoluir, até porque aceitar-se imperfeito é uma atitude madura que enaltece as conexões humanas, mas permanecer com padrões que podem ser rompidos não faz sentido e só levará ao vitimismo. 

Fica dito que o vitimismo não promove transformação, pois está atrelado ao sofrimento fútil.

Para este objetivo de pensar sobre evolução e expansão de consciência que a Constelação Sistêmica proporciona, quero compartilhar frases baseadas na experiência prática das constelações, com o único propósito de ser um instrumento de reflexão para o seu processo de reflexão pessoal. Eis algumas:

Somos apenas uma pecinha deste grande quebra-cabeça chamado vida!

Eu sigo a vida e nela vou fazer algo de bom em honra a você.

Os que chegaram antes estão acima dos que chegaram depois. Sem ordem não há amor.

Somos todos um!

O essencial é simples!

Agora eu sigo em direção ao futuro.

Estamos todos conectados através de uma teia invisível.

Não importa o que aconteceu, você tem o direito de recomeçar!

Não precisamos aceitar e ser escravos de uma vida mais ou menos. 

Merecemos ser felizes agora!

Honro a vida e a força que vem dos meus ancestrais.

Busque olhar por uma nova perspectiva.

Eu mereço ir em direção à minha felicidade.

Eu agradeço por tudo que aconteceu, pois me trouxe até aqui.

Independente do que aconteceu no passado, a vida foi preservada.

A partir de agora, eu posso transformar todo meu medo em força.

Neste artigo não existe um jeito certo ou errado de entender as frases. Eu sugiro que as separe e medite diariamente sobre as que falarem no seu coração a cada período. Tenho certeza que alguma luz virá para conduzir a forma de uso que fará sentido para sua vida. 

Permita-se apenas mergulhar no que você não conhece sobre você mesmo e se permita evoluir.

Também pode se inspirar pela frase de Louise Hay e ajustar sua mente em relação suas experiências mais dolorosas e traumáticas do passado entendendo que ele ficou para trás e não tem nenhum poder agora: “Os pensamentos deste momento criam o seu futuro”.

Como diz Carl Jung, até que você torne consciente o inconsciente, ele governará a sua vida, e você chamará isto de destino. A humanidade clama pela nossa expansão da consciência para que, coletivamente, possamos impactar e inspirar as pessoas que, ao contrário de nós, terão pouco acesso às preciosas informações. 

Mudar o outro é uma tarefa complexa, diria próximo do impossível. Esta ação está na fila de espera, aguardando a sua. Coloque sua energia na auto transformação. Sua evolução contribui, indiretamente, na mudança alheia.

Você não precisa depender do outro para ser feliz. Permita-se tratar das suas próprias feridas, cuidar-se e dar amor a você mesmo. Ame-se.

Vale ressaltar que mudar a perspectiva requer decisão e coragem. Confie na sua intuição, ouvindo o ressoar de seu coração! Inspire a energia vital, encha-se de vida, expire e deixe ir embora tudo que não serve mais. Respire! Vamos constelar?

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@oficial.cintialima

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar