27 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Boa conversa com os três jovens finalistas amazonenses no CNA JOVEM

No último dia 25, atendendo convite da coordenadora do Programa CNA Jovem do Amazonas, a pedagoga Ana Pimenta, participei de um bate papo informal e virtual com as três jovens lideranças do AGRO amazonense que estão na fase final da edição 2021 do Programa CNA Jovem. A conversa descontraída com os jovens Gabriel Gomes de Castro, Olivian Júlia Souza Farias e o Thiago André Piedade Campos ratificou e renovou minha esperança quanto ao promissor futuro do setor agropecuário do Amazonas. O que ouvi do Gabriel, Júlia e Thiago confirmou que não estou errado nas minhas defesas em prol do agronegócio familiar e empresarial nas colunas semanais do Jornal do Commercio e no Blog Thomaz Rural. A lucidez dos jovens diante da realidade econômica e social do interior, nos temas levantados e o perfeito conhecimento das problemáticas vividas pelo setor rural do Amazonas também me impressionou favoravelmente. 

O Gabriel é de Borba, a Olivian Júlia e o Thiago do município de Parintins. Thiago é Caprichoso, mas felizmente a Olivian Julia é do meu Garantido.

O trabalho que o Thiago vem apresentando nesta edição do CNA JOVEM está ligado ao descarte do plástico usado na agricultura. A Olivian Julia tem como tema o uso das avarias do comércio para alimentação de aves caipiras. Por fim, o Gabriel fala dos Sistema Agroflorestais. São três temas atualíssimos e de grande importância o debate interno e com os demais estados da federação.

Diante do tema apresentado pelo Thiago, é lógico que contei a ele a luta que estamos travando há anos, com total apoio do Sistema FAEA/SENAR, para substituir a sacaria de plástico pela de fibras biodegradáveis para ensacar o milho do estoque público para que o descarte na natureza não tenha nenhum dano e nem precise de logística reversa.

A dificuldade para a criação de animais no interior do estado é muito grande, ainda não temos produção de milho e soja, dependemos do abastecimento de outros estados e de programas federais, sem falar do alto custo da ração. Para minimizar, a jovem liderança do AGRO amazonense, Olivian Julia, vem defendendo o uso de avarias do comércio para a alimentação de aves caipiras não só na teoria, mas na prática, pois tem esse tipo de criação no quintal de sua casa. Diante desse tema, também é evidente que falei à jovem o elevado desperdício das feiras de Manaus e, ainda, da Lei 5.297, de 28/10/2020, assinada pelo governador Wilson Lima, que dispõe sobre o combate ao desperdício e à perda de alimentos no âmbito do Estado do Amazonas. Em seu artigo primeiro, a lei fala em supermercados, mercadinhos, açougues etc. Recomendei que a Olivian Julia conhecesse esta lei e estimulasse a criação de um programa, nos moldes do implantado pela Sepror, no município de Parintins. Isso alimentaria humanos, animais e, ainda, serviria para compostagem.

O terceiro finalista amazonense, o Gabriel, de Borba, levantou a temática dos SAF´s, dos Sistema Agroflorestais, de sua importância, e se feito corretamente, na capacidade de geração de renda e aproveitamento das potencialidades do município. Com grande lucidez, ele tocou nos entraves na transferência da tecnologia, presença de atravessador, de orientação técnica e do acesso ao crédito. 

É lógico que o papo foi muito além disso, mas não tenho mais espaço neste artigo para descrever toda a proveitosa conversa que contou, além da Ana Pimenta, com a presença do Rodrigo, atual coordenador do Programa ATeG, da pedagoga Danielle do Senar e da gerente técnica Susianne.

Deixei aquele encontro virtual muito feliz com tudo que vi e ouvi. Temos, de fato, grandes jovens lideranças e talentos espalhados nos 62 municípios do Amazonas a fim de crescerem pessoal e profissionalmente. Todos com visão privilegiada da realidade, e o melhor, dentro do setor primário. O Thiago, Julia e Gabriel são três exemplos de jovens que o Sistema CNA/SENAR conseguiu identificar e que vem dando oportunidade para o crescimento.

Parabéns ao presidente Muni Lourenço, e a superintendente Jeyn´s Alves, pelo apoio incondicional na execução das ações do Sistema no Amazonas.

Agradeço o convite! Foi mais um dia feliz e de aprendizado! Obrigado!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar