Pesquisar
Close this search box.

AMIZADE É UM PRESENTE

Amizade é um sentimento muito importante na vida de todas as pessoas, fazendo um bem enorme à saúde física e emocional, à socialização, à interação e ao desenvolvimento de cada um. É algo que influencia nas vidas de todos, desde a infância. É um fator importante de crescimento. Um laço tão fundamental, que foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabeleceu o dia 30 de Julho como o Dia Internacional da Amizade. Em outros países, como Brasil, Uruguai e Argentina, o Dia do Amigo é celebrado em 20 de Julho. Com vistas a promover uma “cultura de paz e não-violência”, o nosso País se tornou signatário, junto com outras nações, de um documento ratificando a importância do respeito, da paz e da tolerância entre os povos, assim como de suas culturas e costumes. 

O ato de se importar com outrem, se colocar ao lado, se importar, estender ‘a mão’, compartilhar sonhos e momentos importantes de afetividade faz com que a palavra amizade explicite o real significado desta nas vidas de tantas pessoas. Seja do ambiente familiar, escolar ou social em geral, a amizade pode se originar das mais diversas áreas. Sabemos que a expressão “amizade verdadeira” vem para denotar os relacionamentos interpessoais que têm como base a sinceridade e a reciprocidade de bons sentimentos; todavia esta frase acaba se tornando redundante, pois se não houver verdade em qualquer relação entre duas ou mais pessoas, também não tem como haver amizade. O próprio sentido do ato de ser amigo de alguém está fundamentando em duas vertentes: sinceridade e lealdade.

Tamanha é a relevância deste sentimento que O Próprio DEUS CRIADOR trata da importância de se estabelecer vínculos de consideração, apreço e respeito com outras pessoas. Tanto é assim que ELE criou o ser-humano como um ser social, que não deve viver em isolamento. A Palavra DELE, a Bíblia Sagrada, nos traz inúmeras instruções e exemplos muito acerca da essencialidade da amizade no contexto humano. Por exemplo, o Livro de Provérbios, no capítulo 17 e versículo 17, diz assim: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. O SENHOR JESUS CRISTO falou que aqueles que O obedecem são seus amigos (João 15:14). Ele deu a maior prova de Amizade que alguém poderia dar – a Própria vida em favor dos seus amigos; sendo um sacrifício que nenhum de nós merecia receber de sua parte. Foi puramente por Amor e por nos querer sempre perto Dele, como filhos e amigos de DEUS; e isso só temos através de CRISTO, que é O NOSSO SALVADOR. JESUS, o Maior Exemplo de Amizade, deseja que todos tenham essa comunhão com Ele e entre si; em lealdade, fidelidade, confiança e dedicação. Esta é uma decisão que depende de cada um de nós. Ele está sempre de braços abertos para receber os que querem abrir o coração e recebê-Lo para que Ele faça parte de suas vidas.

Em uma sociedade onde o individualismo e a busca pelos próprios interesses (nem que seja em detrimento de outras pessoas) se torna cada vez maior, o companheirismo e a preocupação com o bem-estar do próximo acabam por se tornar uma realidade distante para muitos. Não se pode abrir mão da dádiva que é a amizade. É fato que nenhuma relação humana é perfeita, seja no âmbito de amizade, de envolvimento amoroso ou familiar. Mesmo assim, quando há base sólida em um relacionamento (seja de qual tipo for), tudo se supera. Não podemos renunciar aquilo que realmente importa em nossa existência e em nossa história. Não podemos deixar de desfrutar das duas grandes bênçãos concedidas por DEUS a todos nós: a de termos amigos e a de sermos amigos.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar