A importância de reconhecer cada passo rumo ao sucesso

Muita gente evita comemorar por medo de decepção, de atrair “mau-olhado”, etc. – mas, dessa forma, não estamos nos beneficiando do melhor presente que a vitória nos dá: confiança.

Precisamos introduzir o hábito de celebrar estas pequenas conquistas: procure visualizar e reconhecer que houve pequenos avanços. 

São nas pequenas vitórias que nós nos transformamos, e é fácil entender o porquê. Imagine que cada uma delas é um degrau de uma escada. Cada vez que você ganha, um novo passo é dado e você avança para outro degrau. Então, não espere por algo grandioso para celebrar. Esta atitude irá proporcionar um incremento no seu nível de confiança, e também possibilitará ganhar mais convicção para conquistas ainda maiores. Observe que a “confiança é incremental, e é preciso pequenos passos para nos fortalecer e nos impulsionar rumo aos nossos sonhos e objetivos.

Superando limites

Por meio das pequenas vitórias é mais fácil sentir uma progressão constante, e isso nos dá motivação. Ao subir os degraus de cada uma dessas pequenas vitórias, sentimos que é possível ultrapassar os nossos limites. Para vencer, passamos por desafios, e essa é a prova que muitas pessoas precisam para acreditarem nelas mesmas.

Você pode ter o suporte de muitos. Sua família e seus amigos podem acreditar em você, mas se não acreditar em si, nada disso terá valor. As pequenas vitórias são as pedras que constroem a base de sua confiança.

Reconheça e valorize a si mesmo

Talvez alguns possam dizer que é apenas uma pequena vitória, mas lembre-se que este é o combustível para manter você “motivado e inspirado”. Procure não ir para a cama sem reconhecer as conquistas do seu dia. Muitas pessoas merecem se sentir bem consigo mesmas, mas não conseguem, pois apenas visualizam os erros, as dificuldades e barreiras, estas pessoas não se permitem sentir as pequenas conquistas, tão pouco comemorá-las.

Quando nos permitimos saborear e sentir as pequenas vitórias, nos tornamos mais fortes, motivados e capazes, e com isso vem à confiança e entramos em uma espiral que nos “impulsiona ainda mais” para outras vitórias.

As vitórias grandes se tornam pequenas

Todas as suas vitórias, por mais que pareçam grandes agora, vão acabar se tornando pequenas. E por que isso acontece? Simples, você vai crescendo, e seus objetivos também. E é justamente por isso que muitas pessoas deixam de comemorar as pequenas vitórias.

Há alguns anos, ter um celular era uma vitória. Hoje em dia, não é mais. Para você, ter um carro era uma vitória, mas algumas pessoas trocam de carro de dois em dois anos. Ter uma casa era uma vitória, mas se sua empresa está indo bem, ter uma casa não é mais uma vitória tão grande assim. E isso é ótimo! Estamos subindo os degraus!

A lembrança de uma vitória sempre ajuda a ganhar a próxima batalha

Comemore as pequenas vitórias, como o dia inteiro que você conseguiu passar com seu filho, com sua família, amigos…

Lembre-se: as vitórias que você tem já são pequenas, e as que estão por vir ficarão pequenas. Por isso, dê valor às pequenas vitórias, não deixe de comemorá-las.

Celebre hoje suas pequenas vitórias de ontem, por mais insignificantes que pareçam. Amanhã, uma nova luta se aproxima, e irá exigir toda sua atenção e esforço: a lembrança de uma vitória sempre ajuda a ganhar a próxima batalha.

E que tal aproveitar esse final de semana para comemorar?

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário