Mais da metade da população urbana do mundo não tem endereço de rua. Este percentual aumenta significativamente se considerarmos a população rural. Longe de ser um problema trivial, as diferentes experiências governamentais realizadas até os dias atuais, com honrosas exceções, não foram eficazes em prover uma solução que permita aos cidadãos terem o direito a um endereço.
O Tratado de Berna de 1874 compreendeu um grande esforço de padronização dos endereços globais. A criação, naquele momento, da União Postal Universal (UPU) foi um enorme avanço para coordenar políticas e serviços postais internacionais. A localização dos endereços passava a ter um foro para discussão de padronizações. Após a elaboração, em 1929, do Código Postal Universal, foi somente em 1971 que os Códigos de Endereçamento Postal — conhecidos pela sigla CEP, foram criados no Brasil. O país foi dividido em 10 zonas postais, permitindo a identificação da população no território e a remessa de correspondências a lugares antes não identificados.
Todavia, o CEP ainda não é um código universalizado em todo o país. Há diversas zonas sem um CEP atribuído. Isso ocorre nas áreas rurais e nas urbanas. Há desde casos de ex-recenseadores que “criaram” serviço de correio em comunidades até milícias que se apropriaram deste serviço em áreas urbanas.
E com a revolução informacional, que inclui a propagação da internet e a popularização dos smartphones, dispensando o transporte físico de inúmeras correspondências, empresas têm buscado fornecer uma solução que permita visualizar e utilizar como endereço a localização de sistemas globais de posicionamento (sendo o mais popular o GPS).
Para tanto, o grande desafio é criar uma maneira de codificar as informações de localização para que as pessoas possam comunicar locais entre si. E o Google se propôs a isso. Sem alarde, após a aquisição da empresa Keyhole em 2004 que culminou na elaboração do Google Earth, principal plataforma de mapeamento do mundo, tem sido desenvolvido, desde 2014, o Plus Code, que nada mais é do que um código postal universal adaptado à realidade algorítmica. Esse sistema já tem sido aceito oficialmente por diferentes governos, como ocorre com Cabo Verde, partes da cidade de Kolkata, na Índia, e o estado de São Paulo. Nesse último caso, o Projeto Rotas Rurais (Rorais) busca identificar em torno de 60 mil quilômetros de estradas rurais do estado que não têm nome ou qualquer outro tipo de identificação.
É provável que o Google, em mais uma disrupção genial, consiga aposentar o CEP pelo Plus Code no médio prazo e universalizar o direito a se ter um endereço.
De olho na Covid-19
Após a Organização Mundial de Saúde anunciar a classificação do novo coronavírus como pandemia, ou seja, quando a doença se dissemina em nível global, a Prefeitura de Manaus realizou ontem mais uma reunião com gestores da Secretaria Municipal de Saúde, para traçar estratégias de enfrentamento à possível chegada do vírus na cidade. “Essa classificação muda as estratégias e o direcionamento de ações para tentar conter o avanço do novo coronavírus, o Covid-19, caso chegue à cidade, porque assim como ocorreu com o sarampo, também essa será uma guerra para a qual precisamos estar bem preparados”, diz o secretário Marcelo Magaldi. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, de que as ocorrências da doença devem ser tratadas principalmente nas unidades básicas de saúde, evitando que os infectados se dirijam a hospitais e policlínicas de grande porte, para prevenir o alastramento do vírus, a saúde municipal irá reforçar junto às suas equipes como identificar e proceder em relação ao novo coronavírus, caso ele venha a se manifestar em Manaus.
Ainda não
Todos os casos suspeitos ocorridos na cidade até agora tiveram a contaminação pelo novo coronavírus descartada após as devidas avaliações clínicas. “Mas é fundamental que a população faça a sua parte, adotando medidas simples para se proteger, como evitar locais de grande aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o antebraço na hora de tossir ou espirrar, e o mais importante: higienizar as mãos constantemente, tanto durante os afazeres diários quanto no contato com outras pessoas” alertou Magaldi.
Recessão
Com a estimativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) de que a pandemia do novo coronavírus deve afetar a economia mundial em US$ 1 trilhão, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), reuniu sua equipe econômica para traçar metas de enfrentamento a essa possível recessão. Ao mesmo tempo em que se discutiu corte de gastos também se falou de implemento econômico à Secretaria Municipal de Saúde, para reforçar o combate e a prevenção à doença.
Vicinais
O governador Wilson Lima (PSC) lançará, no próximo domingo (15), o programa “S.O.S. Vicinais”, que executará serviços de manutenção e recuperação de pontos críticos de vicinais no perímetro rural de Manaus, com o objetivo de melhorar a vida do homem do campo. O evento acontecerá a partir das 8h, na comunidade Frederico Veiga, no km 8 da BR-174.
Desenvolvimento
O Governo do Amazonas participa, hoje, em Belém (PA), da edição Norte do Fórum de Infraestrutura Regional, promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base com o Governo do Pará. O evento vai discutir ações locais de desenvolvimento integradas ao desenvolvimento nacional. O Governo do Amazonas será representado pelo titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Carlos Henrique Lima.
Rio Preto
A concepção arquitetônica do projeto do Distrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva, que está sendo proposto pelo Governo do Estado, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus e com o envolvimento de vários órgãos dos governos estadual e federal, foi destaque da última reunião extraordinária da Associação Comercial do Amazonas. Os comerciantes gostaram do que viram.
Conservação
O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central passou por uma atualização esta semana. A revisão foi validada pelo Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Amazônia Central. Trata-se de um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros.
Navegação
A mensagem do Executivo que regulamenta o transporte hidroviário no Amazonas já está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas. Por isso, o presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), quer ouvir todos os seguimentos da navegação para a discutir amplamente o assunto. De acordo com o parlamentar, é importante que a matéria seja viável para todas as partes, então, é importante que empresários, armadores e todos os envolvidos no setor, possam dar sugestões até se chegar a um consenso.
Mais gás
O Dom Pedro é o próximo bairro de Manaus a receber o gás natural canalizado. Serão 10,3 quilômetros de rede na região para atender comércios e condomínios residenciais verticais (prédios) com o combustível mais econômico e prático. A primeira etapa de obras no bairro ocorrerá até maio, durante a noite e em períodos de baixa circulação, evitando assim impactos ao trânsito.
Frases
“Obrigado, Manaus, pela recepção.” Placa exibida por Jeferson Sales, sósia do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, durante jogo do Flamengo no Maracanã pela Libertadores da América
“Vou disputar a Prefeitura de Manaus.” Capitão Alberto Neto (Republicanos), deputado federal