Conforme pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Norte do país é a região onde os habitantes pretendem gastar mais durante a realização da principal competição do futebol mundial, a Copa do Mundo realizada no Brasil a partir desta quinta-feira (12).
Para o economista da CNC, Fábio Bentes, um dos indicativos para este resultado é um fenômeno de renda na região. “O norte é a região que, de longe, vem apresentando maiores aumentos de renda. Portanto, o consumidor tem melhores condições de alterar o hábito financeiro”, declarou Bentes. Segundo ele, a renda dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada na região Norte tem evoluído mais favoravelmente do que a média nacional. Enquanto no Brasil o aumento do salário médio real do mercado de trabalho formal é 1,8%, na região Norte é de 5,3% e no Estado do Amazonas de 8,6%.
A região Norte tem previsão de aumentar o gasto com o consumo de alimentos durante a Copa em 37% e a aquisição de novos televisores, quase uma tradição realizada de quatro em quatro anos, deve crescer 31,2%. Por outro lado, uma parcela de apenas 12,9% pretende adquirir itens de vestuário durante o evento.
O presidente da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, aposta que o comércio da cidade terá um aumento nas vendas. “É possível que no mês de julho as vendas subam se a Seleção Brasileira for até a final, já que a população vibrando, aumentará o consumo de alimentação e de produtos de decoração”, relata Assayag. Para o presidente, a queda de consumo que acontece normalmente nesse mês não haverá: “esse crescimento pode atingir mais de 2%”, comemora.
Outro dado importante é que o Norte será a região que mais gastará na compra de ingressos para assistir as partidas do mundial: 8,6% dos entrevistados pretendem acompanhar os jogos diretamente dos estádios. Também há a previsão de gastos em pontos turísticos (12,5%) e atividades culturais (12,1%).
Comparada às demais regiões do Brasil, os moradores do Norte serão os que mais assistirão a Copa longe de casa. Dos entrevistados, 41,4% pretendem viajar durante o evento, sendo 11,2% de ônibus, 13,7% em veículos automotores próprios e 10,4% utilizarão o transporte aéreo. Para hospedagem, 27,5% ficarão na casa de familiares, enquanto 7% em hotéis e 5,4% em pousadas.
O estudo foi feito com aproximadamente 18 mil brasileiros de todas as capitais e respectivas regiões metropolitanas do país, durante o mês de maio de 2014. O objetivo da pesquisa foi identificar a intenção de gastos dos consumidores brasileiros em decorrência do torneio esportivo realizado nesta edição no país.
Norte lidera expectativa de consumo no varejo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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