Pesquisar
Close this search box.

Visa e BB lançam pagamento pelo celular

A Visa e o Banco do Brasil lançam o Visa Mobile Pay, um serviço inovador que permite que as compras com cartão de crédito Visa e débito Visa Electron possam ser feitas com celulares de qualquer operadora brasileira. O projeto piloto, cujo lançamento na América Latina está sendo implementado no Brasil, está disponível para todos os portadores de cartão Ourocard Visa. Inicialmente aceito em estabelecimentos comerciais delivery e de venda-direta, o Visa Mobile Pay trará mais praticidade ao portador do cartão, que confirmará a transação de pagamento de crédito Visa até R$ 100 apenas com uma mensagem de texto (SMS) pelo celular. A Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (VisaNet Brasil) será responsável pela implementação desta tecnologia no comércio.
“Com o Visa Mobile Pay, a Visa inova ao tornar real a convergência das tecnologias de meios eletrônicos de pagamento e de celulares, oferecendo agilidade e conveniência para consumidores e comércios em seu dia a dia”, afirmou Eduardo Chedid, diretor-executivo sênior de Produtos. “O Visa Mobile Pay transforma a vida das pessoas ao permitir que pagamentos remotos possam ser realizados por um universo ainda maior de consumidores de forma transparente e segura pelo próprio celular”, concluiu o executivo.
“A plataforma de mobilidade do Banco do Brasil consiste na convergência de soluções de auto-atendimento, de relacionamento com cliente e de meios de pagamento em um único pacote de serviços. O BB foi o primeiro a oferecer serviços bancários por celular, por meio de qualquer aparelho e operadora de telefonia móvel, sem restrições. Inovou ao oferecer serviço de mensagens via celular que alerta o cliente sobre cada transação feita com cartão e na conta corrente. Agora, com o Visa Mobile Pay, o cliente vai poder levar o cartão no próprio celular. Dessa forma, proporcionamos mais conveniência, segurança e agilidade para nossos clientes dentro do conceito de banco de bolso”, afirmou Denilson Gonçalves Molina, gerente-executivo da Diretoria de Cartões do Banco do Brasil. “Para o estabelecimento comercial, optar pelo Visa Mobile Pay também representa uma grande vantagem, pois a compra autenticada por um celular autorizado é garantida pelo Banco”, completou Molina.

Como utilizar

Para utilizar a solução, o portador do cartão Ourocard Visa deve se cadastrar uma única vez no Portal BB na internet (bb.com.br). Depois disso, ao fazer o seu pedido de compra – pelo telefone fixo, pelo celular ou pessoalmente –, no estabelecimento comercial afiliado ao serviço Visa Mobile Pay, o cliente poderá solicitar o pagamento por celular. Diferentemente de outras transações feitas pelo telefone, o portador deverá informar apenas o número do celular e o nome do banco emissor. Assim que o pagamento é processado pela Visa e pelo Banco do Brasil, o portador recebe uma mensagem de texto no celular (SMS), que deverá ser respondido confirmando o valor da compra.
Vale ressaltar, que esse serviço pode ser utilizado por aparelhos celulares de qualquer marca e operadora do país. Para pagamentos com o cartão Ourocard Visa acima de R$ 100 ou com o cartão Ourocard Visa Electron, o portador deverá confirmar a transação por meio dos serviços do Banco do Brasil de internet banking ou mobile banking.

Comércio agora dispõe de mobilidade com segurança

O serviço Visa Mobile Pay está sendo implementado pela VisaNet Brasil com o objetivo de oferecer mais uma forma de pagamento para comércios que necessitem de mobilidade com segurança. Os estabelecimentos podem realizar a captura da transação por meio do site www.visanet.com.br (digitando o telefone do cliente no portal) ou pelo seu próprio celular (com uma aplicação instalada previamente). A partir de setembro, as transações do Visa Mobile Pay poderão ser capturadas também por meio dos terminais POS (digitando o telefone do cliente no terminal).
O comerciante poderá optar pelo meio de captura que for melhor para o seu negócio. Por exemplo, vendas porta a porta serão realizadas por meio de um celular. No caso de uma rede que atenda por intermédio de uma central telefônica, o site da Visanet seria a opção mais prática e rápida, já que neste caso é possível ter diversos usuários de um mesmo estabelecimento conectados ao portal.
Em 2007, a Visa já havia anunciado que estava trabalhando juntamente com a VisaNet Brasil (Companhia Brasileira de Meios de Pagamento) para a realização de testes de pagamentos remotos com celular usando a plataforma móvel da Visa. Pagamentos remotos são transações que são iniciadas por telefone ou pela internet e permitem que os consumidores confirmem o pagamento por meio do aparelho celular. A Visa já oferece outros serviços para telefonia móvel, como a tecnologia que permite recarregar celulares pré-pagos com um cartão Visa e o recebimento de ingressos de cinema da rede Cinemark no celular. O Banco do Brasil também oferece aos seus correntistas o serviço Auto-atendimento BB pelo Celular.
Conforme dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o Brasil registrou em junho de 2008, 133,1 milhões de assinantes no (Serviço Móvel Pessoal). Do total de acessos, 81,03% são pré-pagos, e 18,97%, pós-pagos. Nos últimos 12 meses, o país ganhou 26 milhões de novos assinantes, o que representa um crescimento de 24,85%. Esses dados revelam que o Brasil apresenta um importante potencial para a realização e o recebimento de pagamentos via celular, o que poderá estimular o crescimento do país, ao aumentar a efi­ciência econômica e diminuir a informalidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar