Pesquisar
Close this search box.

Vendas de seminovos foram afetadas em setembro segundo dados da Fenauto

Após seguidas altas nas vendas de veículos seminovos e usados, o Estado do Amazonas apresentou recuo de 16,6% em setembro. O menor consumo está ligado ao mês que foi reduzido em relação aos dias úteis por conta do feriado da Semana da Pátria. O comportamento do mercado segue o mesmo cenário da média nacional com registro menor de 13,9% nas negociações. Os dados foram divulgados  pela Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados).

Ao longo de setembro, foram 8.044  unidades vendidas. Em agosto, a alta no segmento é de 7,9%, somando a venda de 9.650  veículos. 

De acordo com a entidade, o crescimento verificado em setembro deste ano ficou 1,4% maior do que o mesmo mês do ano passado, além do acumulado no ano que também ficou positivo em 5,5%, indicando um viés consistente de recuperação das vendas.

“Faço questão de frisar que esse recuo no mês de setembro pode ter sido provocado pelo menor número de dias úteis (em função do feriado de 7 de Setembro, em que muitas pessoas acabaram emendando). Quando esse tipo de “emenda” acontece, normalmente as vendas acabam se retraindo. Quando olhamos para a média de vendas diárias por dia útil, no mês de setembro, ela caiu apenas 4,1%, o que consideramos não preocupante”, justificou  Enilson Sales, presidente da Fenauto. 

O presidente explica que os resultados pontuais com mais ou menos variações sempre são esperados pelo mercado, “mas mantemos a confiança e otimismo de que nos próximos meses ainda teremos bons resultados nas vendas de seminovos e usados, mantendo a nossa expectativa de chegar ao fim do ano com 15 milhões de unidades vendidas por todo o país”. 

Por outro lado, assim como a nível nacional, as vendas de veículos seminovos e usados no Amazonas, mantiveram saldo positivo no acumulado até setembro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, a alta foi de 5,5%. 

Ao comparar setembro de 2023 com igual mês do ano passado, há um incremento de 1,4%.  No total, foram 8.044 carros comercializados no período, contra  7.933 em setembro de 2022. 

Categoria

Nos automóveis de quatro a oito anos, a queda ficou em 15,5% em relação ao mês de agosto, com as vendas de 2.864 unidades. 

Os carros com idade entre nove e 12 anos apresentaram queda nas vendas de 19,2% em setembro, somando 1.566 veículos comercializados. Na categoria de carros acima de 13 anos foram vendidos 1.434 automóveis, volume 19,7% menor frente a agosto. 

Entre os carros mais vendidos, o Onix liderou as vendas com 382 unidades comercializadas em setembro, seguido de Gol (355) e Ford KA (196).

Enilson Sales é presidente da Fenauto

Entre os modelos comerciais leves, o Fiat Strada liderou as vendas na categoria, o modelo teve 206 unidades comercializadas em setembro, seguido de GM S10 (185) e Saveiro (126).

Nacional 

A entidade registra dois pontos importantes em seu relatório. O primeiro é que o mês de setembro, apesar de fechar com uma retração de 13,9% nas vendas, teve três dias úteis a menos que agosto. Quando se compara o resultado de vendas por dia útil, entre setembro e agosto, a variação de vendas ficou negativa em apenas 1,0%. O segundo ponto destacado pela entidade é que o Índice de Confiança do Consumidor continua em uma trajetória de alta, embora mais moderada.

O relatório registrou, também, que o total acumulado de vendas em 2023 já superou em 8,8% o número registrado no ano passado.

Enilson Sales, reforça que “movimentos pontuais de alta e de acomodação de mercado já eram esperados por nós, mas continuamos com a nossa previsão de algo perto de 15 milhões de veículos comercializados até o final do ano, por conta de que os últimos meses do ano sempre foram melhores para o comércio”.

Por dentro 

As vendas acumuladas de veículos seminovos e usados em todo país, até setembro de 2023, chegaram à marca de 10.627.886, segundo o relatório divulgado na segunda (2 de outubro). 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar