Pesquisar
Close this search box.

Varejo aposta no Viva Centro

O Programa Viva Centro, da Prefeitura de Manaus, que acontece em sábados alternados está organizando as ruas do Centro da Cidade, até o Dia das Crianças comemorado em 12 de outubro. Toda a área dos calçadões do centro comercial vai estar recuperada, limpa, com as bancas dos camelôs reduzidas ao tamanho original e com as lojas respeitando os limites de espaços públicos promovendo a mobilidade urbana, tanto das pessoas, quanto dos veículos que transitam pelo centro histórico, de acordo cronograma da Semc (Secretaria Municipal do Centro), responsável pela requalificação do Centro.
Segundo o secretário municipal do Centro, Rafael Assayag, alguns espaços como lanches e restaurantes instalados de forma irregular ou em desacordo com a arquitetura do local foram retirados no sábado (10). “Alguns espaços que serviam refeições e lanches de forma irregular no centro ou que não estavam de acordo com a arquitetura da região foram retirados no sábado passado, como marco simbólico da nova ordenação do Centro”, informou o secretário.

Parcerias militar e civil

Rafael Assayag antecipou ao Jornal do Commercio, que mais ações da Semc serão implementadas no Centro visando o bem estar da população manauara que prefere fazer suas compras e passear no Centro da Cidade. Agora a parceria foi firmada com a PM-AM (Polícia Militar do Amazonas) e PC (Polícia Civil do Estado do Amazonas) “com a missão de melhorar a segurança naquela área já para o movimento que antecede o Dia das Crianças”, assegurou o titular da Semc.
O secretário ainda informou que o projeto da Zona Azul, de estacionamento rotativo e a recuperação da sinalização horizontal e vertical do Centro, com foco nas áreas de embarque e desembarque dos transportes públicos, serão realizados até o final deste ano, favorecendo as compras de Natal e Ano Novo.

Ipham dificulta ações

Segundo o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ismael Bicharra Filho, o Centro de Manaus ficou muito tempo abandonado pelo poder público chegando ao estado de calamidade com lixo acumulado por todos os lugares, contribuindo para a queda no resultado de vendas do comércio naquele local. Famílias que residiam no Centro foram buscar segurança e qualidade de vida em outros bairros, agravando o estado de abandono dos imóveis residenciais e comerciais no Centro, que para serem recuperados ou restaurados precisam ser submetidos ao Ipham (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro, mas está dificultando a execução dos projetos de recuperação e revitalização dos imóveis do Centro, como por exemplo, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa que permaneceu por quase uma década a mercê do instituto, sem que a obra de restauro pudesse ser concluída. “O Centro estava em estado degradante, um caos, e sabemos que não é de uma hora para outra que será recuperado, precisa de tempo. Até porque existem milhões de empecilhos e dada a dificuldade em que ele se encontra, tem também o Iphan, que pelo fato de parte do Centro ter sido tombado pelo Patrimônio Histórico não se pode fazer absolutamente nada”, desabafou o presidente da associação.

Importância da Semc

Ismael Bicharra frisou a importância da efetivação da Semc, antiga Semex (Secretaria Municipal Extraordinária) destinada à requalificação do Centro de Manaus, agora com poderes de secretaria conta com um quadro efetivo e faz parte integrante do orçamento anual do município. “Hoje com status de secretaria, as ações serão efetivas e duradouras, que tenha verbas próprias com funcionários lotados naquela secretaria e que tem condições de pleitear junto a prefeitura ações em forma de projetos executáveis a curto, médio e longo prazo”, concluiu.

Resultado do Dia dos Pais

O presidente da ACA disse que o resultado das vendas do Dia dos Pais será divulgado até sexta-feira (16), mas já pode adiantar que foi melhor que o resultado do ano passado, devido a antecipação da primeira parcela do 13º salário, concedido pelo Governo (municipal, estadual e federal). “Hoje o comércio vive do que os industriários recebem, com a parte bruta do 13º chega a um montante estimado entre R$ 200 milhões a R$ 250 milhões no mercado, visto que as vendas deste período foram muito boas no comércio e os lojistas estão muito satisfeitos, também”, antecipou Ismael Bicharra, que diante das novidades acredita que as vendas do Dia das Crianças, da mesma forma, irá superar o resultado do ano passado, no setor comercial em especial no Centro Histórico de Manaus.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar