Pesquisar
Close this search box.

Up Aceleradora chega a Manaus

https://www.jcam.com.br/3003_B1.png

Chega em Manaus a primeira empresa aceleradora de inovação aberta da região Norte do País, a UP Aceleradora.

O lançamento da empresa será na noite de hoje, às 19h, no hotel Caesar Business, localizado na avenida Darcy Vargas, 654, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul da Cidade.

De acordo com um dos sócios, fundador e diretor executivo da empresa, Márcio Lins, a UP é uma empresa de consultoria empresarial do segmento de serviços. “Desta forma, podemos prestar serviço de soluções inovadoras para qualquer tipo de empresa. Uma vez que a inovação aberta é descrita como o processo de inovação nas quais as indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado”.

Lins reforça ainda que a inovação aberta é a combinação de ideias internas e externas, como também caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos, levando rentabilidade para as empresas como um todo. “Ou seja, incubamos ideias inovadoras”, afirma ele.

E ao citar algumas dessas ideias para que as empresas possam aumentar seu faturamento e diminuir custos e gastos, o diretor da UP Inovadora explica que é preciso transformar as empresas demandantes em empresas mais rentáveis, eficientes e competitivas. “Para isso, é preciso realizar modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores como, por exemplo, um automóvel com câmbio automático em comparação ao convencional. E essa transformação só é possível através da inovação de processo”.

A inovação de processo trata-se de mudanças nas estapas de produção. “Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Como exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos” resume Lins.

Instalação da UP
E para reforçar a ideia de inovação nas empresas, o sócio-diretor Márcio Lins, o administrador e mestre em Engenharia da Computação, Laércio Gonçalves, explica que a instalação da UP Inovadora na cidade deve-se a demanda reprimida de novas fórmulas de desenvolvimento nas empresas locais. “Por conta de uma demanda reprimida, o próprio distrito industrial tem projetos negados pela Suframa, pois este não são inovadores, originados por pesquisa e desenvolvimento. Uma vez que só existe esse tipo de consultoria na região Sul e Sudeste do país”.

E sobre o lançamento do programa de Inovação Aberta- Up Innovation, o engenheiro explica que é um programa que busca levar inovação para as empresas usando a demanda destas e as soluções que o mercado possui para estas demandas.

Durante a inauguração estarão presentes executivos do Distrito Industrial, Alem, Diretores do INDT, Suframa, Fundação Paulo Feitoza, Seplan, Prodam, Prefeitura de Manaus, Diretores de Empresas do Comercio e Varejo, bem como empresários de todos os ramos da cidade, Além do Diretor Executivo da UP Aceleradoram Marcio Lins e do seu sócio o administrador e mestre em Engenharia da Computação, Laércio Gonçalves, contarão suas experiências sobre inovação a Diretora do MEU (Empreendedorismo Universitário), Clarissa Melo, e o Diretor da Targo Consultoria, Carlos Eduardo Oshiro..

A inovação: definição e conceitos
“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação.
De forma sucinta, a Inventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais.
Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.

As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.

Tipos de Inovação
As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras. Destacamos aqui duas destas visões, quanto ao objeto focal da inovação e quanto ao seu impacto.

Objetivos focais da inovação
Inovação de produto:
* Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.
* Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.

Inovação de processo:
* Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.

* Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
“As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras. Destacamos duas: quanto ao objeto focal da inovação e quanto ao seu impacto.”

Inovação de modelo de negócio:
* Considera mudanças no modelo de negócio.
Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

* Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar