Pesquisar
Close this search box.

"Um novo marco para a gastronomia do Amazonas"

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2018/zeina.jpg

Criada em 1986, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país. Com bares e restaurantes presentes nos mais de cinco mil municípios brasileiros, o setor congrega um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, representando atualmente 2,7% do PIB nacional.

No Amazonas a Abrasel atua desde 1999 e nunca esteve tão em alta com a realização de eventos próprios, em Manaus, e a participação em outros, nacionalmente, por sinal com chefs e restaurantes caboclos conquistando prêmios gastronômicos importantes. Há um ano à frente da instituição, a empresária Zeina Russo falou da importância de presidi-la e quais os planos futuros de sua próxima gestão para que o Amazonas se consolide como um centro de referência em boa alimentação.       

 

Jornal do Commercio: Esse foi seu primeiro ano à frente da Abrasel. Foi difícil presidir quase 300 estabelecimentos gastronômicos?

Zeina Russo: Um desafio, e ao mesmo tempo um privilégio por ser empresária e estar à frente de uma associação com tamanha representatividade no Brasil, como a Abrasel.

 

JC: Por que é importante que bares e restaurantes se associem à Abrasel? O que eles ganham com isso? Hoje, são quantos associados?

ZR: A Abrasel é  uma entidade que representa os bares e restaurantes em todas as esferas do poder público, municipal e federal. Os associados usufruem dos programas de capacitação e formação, orientações profissionais, além de terem direito a vários convênios, assessoria jurídica, assessoria de imprensa, sem falar da troca de experiências e informações sobre as novidades do setor. Hoje temos quase 300 associados. Contamos também com associados parceiros/fornecedores.

 

JC: Quais foram as realizações da Abrasel em 2018?

ZR: Este ano foi um ano de ouro para a gastronomia amazonense, se destacando no Brasil. Com isso, a Abrasel teve um calendário extenso. Participação na Fispal, quando o Amazonas recebeu a premiação do melhor restaurante de comida a quilo em nível nacional, restaurantes aqui de Manaus, Mercato Brasil Manauara, em 2017, e Gaúcho’s Gourmet, este ano. O primeiro e o segundo lugar são nossos associados; Congresso em Brasília onde tivemos diálogos com os candidatos a presidentes da república; em Manaus recebemos os candidatos ao governo do Estado quando entregamos a nossa carta de intenções; na Semana da Criança Abrasel reunimos as crianças dos abrigos de Manaus para um dia especial em homenagem ao Dia das Crianças; concurso ‘O quilo é nosso’ quando fomos bicampeões nacionais; no Festival ‘Bar em Bar’ apresentamos e premiamos os melhores petiscos dos bares de Manaus; realizamos vários cursos e palestras para potencializar e capacitar os profissionais nossos associados e seus colaboradores; e fechamos com chave de ouro celebrando os 19 anos de existência da Abrasel Amazonas com muito sucesso.

 

JC: Você diria que a culinária amazonense 'ganhou uma cara' ou está sendo reconhecida pelo resto do Brasil?

ZR: Eu diria que a cada ano, com os avanços das novas tecnologias da informação e necessidade de saber das inovações, as empresas estão se superando e buscando ser mais eficientes. Com esse novo olhar os empresários estão se qualificando mais e se destacando nas suas atividades, tanto local quanto nacionalmente.

 

JC: O que falaria para quem deseja entrar no segmento da gastronomia? É um caminho fácil?

ZR: Não diria que é fácil, mas não é impossível. É um investimento como qualquer outro. Primeiro passo: procurar a Abrasel. Nós estamos preparados para fornecer informações corretas sobre gastronomia. Com isso, são grandes as chances de seu empreendimento dar certo.

 

JC: O que esperar de sua gestão para 2019? Quais eventos estão programados?

ZR: 2019 será um novo marco para a gastronomia do Amazonas. A Abrasel tem um calendário a seguir e juntos com nosso Conselho realizaremos grandes eventos, entre eles a Figa (Feira Internacional da Gastronomia do Amazonas), uma criação da Abrasel Amazonas. Teremos o lançamento da grif dos peixes do Amazonas quando, juntos, vamos solidificar nossa marca e mostrar ao mundo que aqui temos os melhores e mais saborosos peixes do planeta e profissionais talentosos. E muito mais. Aguardem.

 

***

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar