Pesquisar
Close this search box.

TSE mobiliza ação conjunta para segurança no primeiro turno

Eleições 2020 tem aumento de 60 mil registros de candidatura

O Brasil se prepara para o primeiro turno das eleições. Tudo está muito bem planejado para prevenir eventuais situações que possam ameaçar a disputa, inclusive ataques digitais por hackers. Ontem, começou a Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Seopi (Secretaria de Operações Integradas).

O objetivo é garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral. A ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), das polícias Civis e Militares, da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), das secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

No próximo domingo, dia 2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 Estados e no Distrito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Ainda segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.

Do total de 94,3 mil ocorrências, 93,7 mil foram de material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas. A segunda maior quantidade de ocorrências foi relacionada à desinformação com 8,9 mil – a maior parte de disparo de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral, com 559, no total.

O levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.

Perfil

Live antenada com as eleições

O Jornal do Commercio fará a cobertura do primeiro turno das eleições que acontecem no próximo domingo, dia 2 de outubro, no Estado. Em tempo real, os jornalistas Caubi Cerquinho e Fred Novaes, diretor de redação do JC, falarão de suas impressões sobre o pleito com base nos dados atualizados a cada momento pelo TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) durante a live Frente & Perfil Política. A equipe de produção também terá a participação do cientista político Breno Rodrigues, que conhece a fundo as peculiaridades da política amazonense.

O recado das urnas

São avaliações com critérios técnicos do mais alto nível, focados no desempenho de postulantes com maiores chances de vitória no pleito deste ano. Os internautas terão ainda a oportunidade de serem informados sobre o panorama da disputa nacional, com análise simultânea dos candidatos ao governo, ao Senado e a deputado (estadual e federal). As urnas eletrônicas prometem muitas surpresas. E estima-se que não devem refletir a veracidade dos números sobre intenções de voto em pesquisas feitas durante a campanha eleitoral. Todos vislumbram novos dias. Mas precisa investir no voto consciente, escolhendo os candidatos que melhor representem a população.

Eleitorado

Este ano, quase 2.700 milhões de eleitores estão aptos a votar no Amazonas, segundo a Justiça Eleitoral.  Em todo o Brasil, são 150 milhões de votantes que vão escolher presidente, governador, senador e deputados (estadual e federal). Em relação às eleições de 2018, o total do eleitorado do Estado cresceu 9,5% – são mais 219 mil pessoas aptas a comparecer às urnas. Neste pleito, a horário para início e encerramento da votação foi uniformizado. Todos devem seguir o horário de Brasília.

Votação

Na maior parte do Amazonas, a votação será realizada das 7h às 16h. No sudoeste do Estado, ocorrerá, porém, das 6h às 15h, uma hora a menos em relação a Manaus por causa do fuso horário diferenciado. A exemplo de outros Estados do Brasil, o TRE-AM estará desde cedo a postos para prevenir eventuais situações que possam ameaçar a segurança do pleito. Tropas das Forças Armadas vão acompanhar de perto os trabalhos. Paralelamente, o serviço do TSE mobilizará equipes para combater hackers.

Liderança

Na corrida pelo Palácio Rio Negro, o governador Wilson Lima (UB), que tenta a reeleição, continua liderando as intenções de voto, segundo as últimas pesquisas, seguido de Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB). Lima detém maior preferência no interior, estando empatado tecnicamente com Amazonino em Manaus. Um novo cenário surpreende com a ascensão de Braga na disputa, hoje muito próximo de Amazonino, desenhando a possibilidade de um segundo turno com Lima.

Liderança 2

Pelo Senado, Omar Aziz (PSD) está à frente de Arthur Neto (PSDB) e do Coronel Menezes (PL), maior articulador da campanha de Bolsonaro no Amazonas. Aziz tem sido alvo de uma metralhadora giratória no horário eleitoral gratuito. Apesar disso, mantém a preferência do eleitorado amazonense, tendo grandes chances de continuar na única vaga para senador pelo Estado nas eleições deste ano. Neto e Menezes não economizam nos ataques em suas propagandas. É muita lavagem de ‘roupa suja’.

Estratégia

A aliança em torno de Wilson Lima já conta com a vitória nas eleições. A estratégia de ter o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), atuando como o maior cabo eleitoral da campanha de reeleição, aliás uma parceria costurada desde o ano passado, tem conseguido virar o jogo no tabuleiro eleitoral, deixando para trás principalmente Amazonino Mendes e Eduardo Braga, que também brigam pelo cargo. Na propaganda gratuita eleitoral, Lima não se cansa de dizer que é preciso derrubar a velha oligarquia.

Contraofensiva

Na contraofensiva, Amazonino Mendes tenta despertar o sentimentalismo nos eleitores. Disse que o incomoda ver tanta gente passando fome e desempregada no Amazonas, motivando-o a sair candidato, apesar da idade avançada, algo que vem municiando seus adversários para prejudicar a sua imagem na disputa. O velho cacique garante ter ainda muito fôlego para promover mais benefícios à população. Porém, há ainda muita desconfiança sobre as suas reais condições físicas e mentais para o cargo.

Pesquisa

Nova pesquisa Ipec aponta Lula na liderança da corrida eleitoral pela Presidência da República. Ele tem 52% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro, isso a poucos dias do primeiro turno das eleições que acontecem no próximo domingo, dia 2 de outubro. Ataques acirrados do presidente contra o petista estariam impactando negativamente na campanha de reeleição, enquanto o líder da esquerda tem como principal estratégia apresentar propostas de governo, sem revidar a ofensas e insultos.

Garimpo

Garimpeiros ilegais continuam ousados, apesar da repressão dos órgãos instituídos. Eles estão ameaçando comunidades ribeirinhos na região do rio Madeira, no Amazonas. São dezenas de balsas extraindo ouro ilegalmente. Barcos são impedidos de navegar em áreas próximas da extração do minério, segundo denunciam moradores daquela região. Eles chegam a intimidar as pessoas exibindo armas.  Águas e peixes estão sendo contaminadas por mercúrio utilizado nas atividades. A PF precisa agir.

FRASES

“Buscamos excelência na educação”.

David Almeida (Avante), prefeito, ao inaugurar Centro de Mídias Educacionais de Manaus.

“Criar empregos é a minha obsessão”.

Lula (PT), presidenciável, durante discurso em campanha eleitoral.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar