Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Contas se abre ainda mais

A Corte tradicionalmente mais fechada do país está se abrindo cada vez mais no Amazonas. Ontem o Tribunal de Contas do Estado anunciou que vai abrir as sessões plenárias em vídeo, como parte do aperfeiçoamento da transparência. O próprio presidente Érico Desterro fez questão de anunciar que estava disponibilizando à sociedade, a partir desta semana, as imagens com áudio no portal do órgão, na seção “Sessões do Tribunal Pleno”, do lado esquerdo da homepage. É um avanço e tanto e vai aproximar muito a população da prestação de contas dos políticos que elege para cuidar do seu dinheiro. O material será disponibilizado na íntegra e as imagens estão disponibilizadas para download. Ou seja, o cidadão poderá baixar e guardar as decisões do TCE como um documento. Que ninguém duvide que os partidos vão usar isso para desmontar administrações de prefeitos adversários.

PRIMEIRA VEZ

O primeiro evento disponibilizado em vídeo pelo TCE acontece hoje, às 9h, quando os conselheiros se reúnem para julgar 24 processos da 35ª pauta ordinária. Entre as nove prestações previstas para serem apreciadas pelo colegiado estão a do Fundo Municipal e Apoio a Pessoas com Deficiência, do exercício de 2012, de responsabilidade de Mônica Mendes; e da Fundação de Vigilância Sanitária de Manaus, da gestão de Bernardino Albuquerque. A chefe da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas, Lúcia Carla Gama, e ex-secretário municipal de Saúde de Manaus, Francisco Deodato ingressaram com recursos na tentativa de reverter decisões desfavoráveis do Tribunal Pleno e também estão na pauta.

MOBILIZAÇÃO

Enquanto a Rede Globo realizava a campanha “Criança Esperança”, Manaus promovia o “McDia Feliz” no último sábado (31), mobilizando diversas pessoas em Manaus com o objetivo de arrecadar recursos para melhorar os serviços do Grupo de Apoio à Criança com Câncer. A mobilização na capital teve o apoio da presidente do FPS (Fundo de Promoção Social) a primeira-dama, Nejmi Aziz, e contou com boa adesão dos amazonenses que adquiriram o sanduíche Big Mac da rede McDonalds ou camisas da campanha.
QUESTIONAMENTO

Nas redes sociais, o Gacc foi muito questionado no mesmo sábado, por conta da falta de transparência. Vários internautas diziam que poderiam até colaborar com a campanha, mas queriam que a entidade apresentasse a prestação de contas das últimas reformas que realizou em sua sede. Suspeitavam principalmente das sucessivas pinturas.

VAI TER BLITZ

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas, vai intensificar a fiscalização nas estradas antes, durante e depois do feriado da Semana da Pátria. A operação será contínua das primeiras horas de quinta-feira até o domingo (8). O objetivo é verificar as condições dos ônibus intermunicipais.

RECORDISTA

A jornalista Mara Luquet, especialista em finanças pessoais da Rede Globo, afirmou durante palestra na semana passada em São Paulo que existe um Brasil próspero que o Sul e o Sudeste não conhecem. Ela citou como exemplo a loja aberta pela marca Zara no shopping Ponta Negra, em Manaus, que bateu todos os recordes de venda da rede no mundo, assim que abriu as portas.

ESPIONAGEM

O Senado instala hoje, às 14h30, no plenário 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as denúncias de que o Governo dos Estados Unidos monitorou mensagens eletrônicas e telefônicas de brasileiros e autoridades do país. Na sessão, os 11 titulares e sete suplentes do colegiado vão eleger a direção dos trabalhos. Certamente a denúncia do programa Fantástico, segundo a qual a própria presidente Dilma Rousseff foi alvo da espionagem vai apimentar a CPI.

REAÇÃO FORTE

Normalmente comedido em questões de política internacional, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), repudiou ontem as denúncias de que a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) acessou dados telefônicos e de e-mails de brasileiros e de autoridades brasileiras, entre elas, da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores. “A atitude abusiva do governo americano, através de sua agência de segurança, foge completamente ao padrão de confiança esperado de uma parceria estratégica como a que tradicionalmente o Brasil mantém com os Estados Unidos”, disse.

FERIADÃO

Um aluno do curso de História da Universidade Federal do Amazonas chegou para a aula ontem e recebeu a informação de que ela fora cancelada porque a professora havia decidido “aproveitar o feriado da Semana da Pátria”. Por estas e por outras é que existem os que defendem o fim da estabilidade no serviço público. Afinal, os mortais vão curtir no máximo dois dias de folga esta semana, enquanto funcionários como esta mestra decidem esticar para 10 dias a folga.

REVOADA

Verdade seja dita, não foi só a professora que resolveu tirar uma folga maior. Ontem era possível perceber o esvaziamento nos órgãos públicos e até em empresas particulares. Enquanto isso, o aeroporto e o porto apresentavam grande movimento, principalmente na saída de passageiros. Está previsto para a noite de hoje o começo da movimentação nas estradas.

REFORÇO

O governador Omar Aziz autorizou a convocação de mais 1.123 candidatos aprovados em concursos na área de Segurança Pública. Serão chamados 600 policiais do cadastro de reserva do último concurso da Polícia Militar do Amazonas, dos quais 510 alunos-soldados e 90 alunos-oficiais. Outros 426 candidatos aprovados para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, no último concurso da corporação, também serão convocados, além de 97 delegados igualmente aprovados no último certame da instituição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar