Pesquisar
Close this search box.

Toshiba revela protótipo de televisão com processador Cell

Esta foi a idéia demonstrada em um protótipo a Toshiba durante a feira Consumer Electronics Show, a CES 2008, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O Cell foi desenvolvido pela Toshiba em conjunto com a IBM, a Sony e a Sony Computer Entertainment, voltado ao processamento gráfico. Cada chip contém um núcleo Power PC e oito co-processadores que fazem o trabalho pesado de processamento de vídeo.

Enquanto a Sony desenvolveu o chip para o PS3, a Toshiba investiu no projeto de olho em dispositivos eletrônicos de consumo.

Até a CES 2008, a empresa ainda não havia apresentado uma aplicação do Cell em um eletrônico, mas revelou um protótipo de TV de tela plana esta semana, durante o evento.

O primeiro e talvez mais importante benefício da inserção do Cell no televisor é a capacidade de suportar o crescimento da escala de imagens em tempo real de alta definição. Com a entrada de mais e mais canais de HDTV, as atuais transmissões acabarão se tornando pouco para os exigentes consumidores.

Já a TV com o Cell permitirá que o telespectador aprecie transmissões regulares com qualidade similar à do HD, explicou Hiroaki Komaki, especialista do centro de tecnologias de núcleo da Toshiba, em Tóquio.

A mesma característica oferecida pelo Cell para a ­qualidade de imagem também pode ser usada em recursos como zoom em uma imagem de HDTV de um filme ou de um evento esportivo, por exemplo.

O Cell também permite que o usuário navegue por uma série de canais de vídeo simultaneamente em sua TV. Em uma demonstração na CES, o chip estava transmitindo 48 capítulos de um vídeo em definição padrão, em tempo real, sendo que cada vídeo aparecia em um ícone na tela do televisor. Em HD o processador é capaz de suportar seis vídeos em tempo real.

Por enquanto, a TV com Cell ainda não tem previsão de lançamento ou preço sugerido. A empresa também não definiu exatamente quais funções implementará, de fato, no novo aparelho, mas já adiantou que pretende embutir o sistema de jogos do PlayStation 3 em seus televisores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar