Pesquisar
Close this search box.

Temor sobre bancos após venda do Bear Stearns derruba Bolsas

As Bolsas européias fecharam em queda acentuada ontem. A ação do Federal Reserve (Fed, o BC americano) no fim de semana em uma reunião de emergência, para cortar sua taxa de redesconto, foi recebida com cautela pelos investidores, mas o que causou o maior abalo nos negócios foi a venda do banco americano de investimentos Bear Stearns para o banco rival JP Morgan.
A Bolsa de Londres fechou em queda de 3,86%, indo para 5.414, 40 pontos; a Bolsa de Paris caiu 3,51%, para 4.431,04 pontos; a Bolsa de Frankfurt teve perda de 4,18%, indo para 6.182,30 pontos; a Bolsa de Amsterdã fechou em baixa de 3,79%, indo para 415,92 pontos; a Bolsa de Milão caiu 3,52%, ficando com 23.371 pontos; e a Bolsa de Zurique perdeu 5,02%, encerrando o dia com 6.774,26 pontos.
Os papéis do setor bancário foram os que mais perderam, com destaque para os do banco suíço UBS, que caíram 14% – maior perda em nove anos. Outros que caíram foram os do Deutsche Bank (-6%) e os do BNP Paribas (-4,7%).
Além do efeito negativo causado pela situação do Bear Stearns, o UBS ainda teve motivos próprios para perder tanto na segunda-feira. O semanário suíço “Sonntags Zeitung” informou ontem que o banco planeja cortar 8.000 empregos, devido à previsão de problemas nos próximos anos.
O porta-voz do banco, Christoph Meier, disse que a redução de custos ainda é prioridade no banco, mas ainda não havia estimativa do número de empregos que seriam eliminados.
Os investidores viram na compra do Bear Stearns um sinal de fragilidade maior que o esperado no setor bancário.
O Federal Reservew aprovou uma linha de crédito de US$ 30 bilhões para financiar a compra, além de ter aprovado um programa de empréstimos para as maiores empresas de investimentos em Wall Street.
O banco foi um dos mais atingidos pela crise das hipotecas de risco atualmente em curso nos Estados Unidos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar