Tecnologia da informação pode reduzir custos para empresas de pequeno porte

Cerca de 39% das micro e pequenas empresas brasileiras não fazem investimentos em tecnologia da informação. O dado foi apresentado pelo engenheiro Arquimedes Oliveira, presidente do Sindfor (Sindicato da Indústria de Informática) no seminário ‘Como fazer negócios utilizando a tecnologia da informação’, realizado na Feira do Empreendedor em Belo Horizonte na última terça-feira.
Oliveira destacou que alguns mitos ainda prevalecem. “Muitos empresários pensam que são pequenos demais para investir em TI, mas não há tamanho mínimo para que uma empresa possa se beneficiar da tecnologia. Outro erro é pensar que tecnologia é cara, inacessível para os pequenos. Hoje os custos despencaram”, disse.
Em muitos casos os empreendedores têm à sua disposição recursos gratuitos na internet. O engenheiro e mestre em Administração Antônio Carlos Amorim destacou que a infra-estrutura de TI disponível na internet é pública. Transmissão ao vivo, aplicativos, redes sociais como, Orkut e Hi5, blogs, entre outros, transformaram-se em poderosos recursos de divulgação e realização de negócios.
De acordo com Amorim, em todo o mundo, 1,4 bilhão de pessoas têm acesso à internet. No Brasil são 19, 6 milhões de pessoas. “Desse total, mais da metade utiliza as redes sociais, mas elas ainda não são vistas como plataformas de negócios”, explicou.
Amorim citou o exemplo de uma pequena empresa, a Safira Sedas, para mostrar a força das redes sociais. “Foram criadas comunidades da loja em sites de relacionamentos, a empresa foi indexada no Google e se cadastrou no Pague Seguro – um aplicativo gratuito – que permite a venda pela internet. Em seis meses foram contabilizadas 18 mil visitas”.

Tomada de decisões

A tecnologia melhora o acesso às informações para tomada de decisões, automatiza as tarefas rotineiras, melhora o controle interno das operações e facilita o atendimento ao cliente. “As empresas que investem em tecnologia exportam, crescem e geram empregos”, disse Lúcio Fonseca, que ministrou a palestra Inovação e tecnologia. Fonseca destacou que os empresários podem usar as ferramentas tecnológicas para reduzir custos de produtos e serviços.
O uso de rede de dados (VoIP) como alternativa à telefonia tradicional é outro exemplo de como a internet pode contribuir para reduzir custos para as micro e pequenas empresas. Para os empresários que pretendem aproveitar os recursos da internet, os especialistas explicam que o primeiro passo é definir o objetivo. “Se a intenção é estimular as vendas, o empresário deve escolher qual o conteúdo, quais aplicações e quais as interações sociais serão utilizadas”, disse Amorim.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email