Taxa de desemprego é de 9,6%, aponta IBGE

Entre janeiro e outubro deste ano, a taxa média de desemprego foi de 9,6% -a menor no período desde 2003, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na quinta-feira. Nos dez primeiros meses do ano passado, a taxa ficou em 10,2%.

Segundo o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, a média verificada no acumulado deste ano indica que a taxa ao longo de 2007 deverá fechar abaixo de 10%, já que existe a tendência de queda do desemprego nos meses de novembro e dezembro.

“Se repetirmos as médias de novembro e dezembro do ano passado, a média fica próxima dos 7%. Isso aponta que nos aproximamos de um recorde’’, afirmou.

Em outubro, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 8,7%, registrando uma variação negativa de 0,3% em relação a setembro -considerada como estabilidade pelo IBGE, que iniciou o levantamento em março de 2002.

De acordo com Azeredo, houve certa estabilidade, ainda que haja uma tendência de queda. Ele explicou que essa tendência é sazonal, comum a partir do segundo semestre.
Em outubro, o desemprego em São Paulo ficou estável, em 9,5%. Mesmo assim, foi a menor taxa observada em um mês de outubro em São Paulo desde 2002.

Variação positiva

O emprego na indústria cresceu 1,5% em outubro, no comparativo a setembro. Em relação a outubro do ano passado, a variação positiva foi de 0,9%. No comércio, houve incremento de 1,2% em relação a setembro e de 1,3% em comparação ao mesmo período em 2006.
Apesar do aquecimento do mercado de construção, o nível de emprego no setor caiu 4,2% em outubro, se comparado ao mês anterior. Em São Paulo, a queda chegou a 7,9%.
“Foi um resultado surpreendente. Pode ter sido uma variação da amostra, ainda não é possível identificar. É um dado que temos que acompanhar’’, observou.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email