TAM lidera mercado doméstico com participação de 40,2%

A TAM liderou o mercado doméstico em novembro do ano passado, com participação de 40,2%. Na comparação com novembro de 2010, o número é resultado da combinação de um crescimento de 2,6% na demanda (RPK) com um aumento de 2,5% na oferta (ASK). No mês, a companhia alcançou uma taxa de ocupação (load factor) doméstica estável, de 66,6%. Os dados foram divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a TAM também se manteve na liderança em novembro de 2011, com market share de 88,5%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, tanto demanda quanto oferta cresceram 6,7%, o que resultou em uma taxa de ocupação de 77,2%. O índice está muito próximo ao load factor alcançado no mesmo período de 2010, quando a TAM obteve a melhor taxa de ocupação da sua história para o mês.
A companhia registrou alta demanda de passageiros viajando para o exterior no período, apesar de novembro ser o mês com menor movimento de passageiros em viagens internacionais no último trimestre do ano.
Em novembro, houve ligeira redução do yield (preço médio pago por passageiro por quilômetro voado) no mercado doméstico operado pela TAM. A companhia segue com a estratégia de recomposição das margens iniciada em agosto do ano passado e com a expectativa de aumento do yield doméstico no quarto trimestre de 2011, na comparação com o trimestre anterior. Já no segmento internacional, o yield em dólares apresentou aumento em novembro de 2011, tanto na comparação com outubro do mesmo ano quanto com novembro de 2010.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email