Pesquisar
Close this search box.

Startup manauara AquaApia recebe aporte de R$ 1 milhão

Em Manaus, mais uma startup ganha destaque com soluções ambientais inteligentes. A AquaApia oferece uma gestão operacional e micromedição inteligente para sistemas de distribuição de águas em cidades, indústrias e grandes condomínios. Isso, na capital da Amazônia, focada em preservar seu gigantesco recurso hídrico, vale ouro, ou, no caso, R$ 1 milhão de aporte.

A startup acabou de receber aporte via programa prioritário de indústria 4.0, coordenado pelo CITS Amazonas, em rodada pré-seed. O recurso será distribuído em 11 meses de atividades conforme apresentado no PUR (plano de utilização de recursos). Segundo o CEO Bruno Alencar, o investimento será aplicado na melhoria da plataforma, estruturação das equipes, consultorias, aceleração estratégica, desenvolvimento do negócio e testes operacionais junto aos clientes.

A AquaAPia foca em uma gestão eficiente para os clientes através da conectividade usando um dispositivo IoT (Internet das Coisas) próprio instalado junto às unidades consumidoras. Na plataforma, por causa do dispositivo criado pela AquaApia, é possível prever o orçamento, verificar desvios de consumo, vazamentos de água e saber quanto foi consumido no dia a dia.

Após 3 anos de desenvolvimento, a startup agora tem um produto com o PPB (processo produtivo básico) aprovado pela Suframa para ser produzido no PIM (Polo Industrial de Manaus). O Jornal do Commercio conversou com Bruno Alencar, CEO da AquaApia, confira: 

Bruno Alencar é CEO da AquaApia

1 – Jornal do Commercio: Bruno, como surgiu a ideia de criar um dispositivo inteligente para regular e medir o uso de água?

Bruno Alencar: AquaApia surgiu a partir de um estudo feito sobre os maiores problemas encontrados nas grandes cidades junto com a pegada da sustentabilidade e deficiência de mercado. Assim, identificamos que a falta de gestão de dados e informações de consumo de água, no formato atual, gera um grande desperdício de um bem tão necessário e universal como a água. No Brasil temos uma perda média de 40% de toda água tratada para consumo, é desperdiçada em vazamentos, desvios ou outros problemas.

2 – JC: A AquaApia pode ser considerada adequada às concessionárias de serviço público de água e grandes corporações, para fiscalizar desperdício?

BA: Sim, nossa solução é voltada principalmente para concessionárias públicas e/ou privadas, também estamos aptos a entregar a solução para condomínios e grandes corporações, ajudando na gestão de consumo setorizada.

3 – JC: Qual a previsão para começar a fabricar o dispositivo de IoT?

BA: Os dispositivos estão aptos para fabricação, estamos com uma previsão inicial para o primeiro bimestre de 2023 começar a fabricação dos primeiros lotes.

4 – JC: Além de ser uma inovação tecnológica, há também expectativa ambiental? A startup possui alguma meta ambiental ou está vinculada a algum programa de sustentabilidade?

BA: Sim. Buscamos a redução do desperdício de água, consequentemente estamos ajudando a distribuidora, a sociedade e todos os envolvidos a preservarem o meio ambiente, promovendo uma melhor eficiência na utilização de recursos hídricos conforme ODSs da ONU, 6 Água potável e saneamento, 13 Ação contra a mudança global do clima e 14 vida na água.

Linkedin Bruno

https://www.linkedin.com/in/bruno-alencar1/

Linkedin AquaApia

https://www.linkedin.com/company/aquaapia

Site

www.aquaapia.com.br 

e-mail

[email protected]

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar