Sites registram inflação de 0,73%

Demorou, mas a inflação chegou no universo virtual. Até bem pouco tempo, comprar pela internet tinha, entre as vantagens sobre a compra física, o diferencial do preço mais baixo. Pesquisa feita recentemente pelo Provar/FIA, o índice e-Flation, revelou que houve aumento de 0,73% nos preços do e-commerce.
Os itens que mais apresentaram elevação foram “Livros”, “Telefonia e celulares”, e “Informática”. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura inflação de 3,82%
O índice e-Flation registrou, em janeiro, inflação de 0,73% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 0,92 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,65%, e queda de 2,27 p.p. em relação a janeiro de 2013, quando foi apurado 3%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura inflação de 3,82%, representando aumento de 8,44 p.p. em relação a igual período do ano passado, quando o percentual observado era de – 4,62%.
Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
No total, seis categorias apresentaram inflação em janeiro, foram elas: “Livros” (+6,74%), “Telefonia e celulares” (+5,33%), “Informática” (+2,51%), “Medicamentos” (+0,90%), “Brinquedos” (+0,28%) e “CDs e DVDS” (+0,22%). Já as categorias que contabilizaram deflação foram: “Eletrodomésticos” (-3%), “Eletroeletrônicos” (-2,27%), “Cine e fotos” (-3,64%) e “Perfumes e cosméticos” (-0,20%).
“A facilidade de comparação dos preços na internet fez com que o índice de inflação apresentasse redução perante o patamar registrado em dezembro. Porém, o que se percebe é que a inflação dos preços de loja física também está impactando no universo virtual”, comenta Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.

Sobre o Provar:

O Programa de Administração de Varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinquenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

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