Pesquisar
Close this search box.

Semef e GEFE/AM realizam reunião

O Grupo de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), representado pelo coordenador Edson Fernandes, Fátima Ferraz e Suzy Figueiredo, reuniu com o coordenador do GEFE do Amazonas, o auditor fiscal Augusto Bernardo, para discutir metas e ações de trabalho. 

A reunião foi realizada no dia 28 de junho, na sala de treinamento da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), no bairro Aleixo. 

Além dos informes gerais, os grupos de Educação Fiscal apresentaram novas ideias para fortalecer as ações integradas entre as secretarias, como a ampliação da divulgação das atividades em grupos e ambiente de trabalho, nos sites e nas mídias sociais, respectivamente.

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

(Usar esta imagem caso tenha espaço)

Canais de divulgação da Receita Federal passam por ajustes durante período eleitoral

Os canais de comunicação e divulgação da Receita Federal passarão por ajustes durante o período que começa três meses antes do pleito (ou seja, 2 de julho) e vai até 2 de outubro, podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, no caso de haver segundo turno. Os ajustes são necessários para atendimento à legislação eleitoral.

Durante esse período, os canais de comunicação da Receita Federal terão parte do seu conteúdo temporariamente suspenso, a fim de que não sejam publicados ou mantidos conteúdos que possam ser caracterizados como publicidade institucional, que é vedada durante o período de defeso eleitoral.

Nessa linha, além da suspensão temporária de conteúdos no site (gov.br/receitafederal), outros canais mantidos pelo órgão também passarão pelo mesmo processo.

As redes sociais oficiais da instituição serão suspensas temporariamente. Elas ficarão desativadas durante o período das restrições e, após as eleições, elas irão retornar ao ar e terão os seus conteúdos restabelecidos.

São elas: Facebook: @receitafederaloficial; Instagram: @receita_federal; Twitter: @receitafederal; LinkedIn: @receita-federal e Youtube: @TVReceitaFederal 

Texto

Descrição gerada automaticamente

Como realizar a inscrição no CPF?

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal (RFB), que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

Para solicitar a inscrição a pessoa deve preencher e enviar o formulário eletrônico pela internet ou solicitar inscrição através da rede conveniada à Receita Federal.

O Formulário para cidadão brasileiro residente no país pode ser acessado através do link: https://cutt.ly/vK8dd2q  

O Formulário para cidadão brasileiro não residente no país pode ser acessado através do link: https://cutt.ly/AK8dlNR 

Chatbot: Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp traz novidades para as Eleições 2022

Este ano ficou ainda mais fácil e rápido para as eleitoras e os eleitores que querem esclarecer dúvidas sobre as Eleições Gerais de 2022 em tempo real. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe algumas novidades para o chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o WhatsApp, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral.Código QR

Descrição gerada automaticamente

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. A partir do chatbot, também é possível encaminhar facilmente esses conteúdos checados para amigos e familiares.

Para conversar com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e aponte para o código QR na imagem acima, ou adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção de IPI/IOF para taxistas

O Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção IPI/IOF (Sisen) é por intermédio do qual os taxistas poderão requerer a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). O sistema está disponível através do link https://www.sisen.receita.fazenda.gov.br/sisen/inicio.jsf, mediante a utilização de certificado digital ou código de acesso, caso o usuário não possua o referido certificado. 

Em caso de dúvidas, o taxista pode recorrer aos manuais do Sisen que contém informações sobre o acesso, as telas e a descrição dos procedimentos do sistema.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Conheça as Categorias do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Escolas: abrange instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, públicas e privadas;

Instituições: abrange universidades, organizações não governamentais (ONG), Prefeituras e Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada;

Imprensa: voltada a profissionais de comunicação e estudantes universitários com atuação em mídia impressa, TV, rádio ou internet, com matérias publicadas no período de 1º de janeiro de 2021 a 30/09/2022.

Tecnologias: categoria destinada a profissionais ou amadores, organizações da iniciativa pública, privada ou do 3º setor, que desenvolvam ou financiem o desenvolvimento de aplicativos, programas e jogos para computadores ou dispositivos móveis.

Para saber mais sobre o Prêmio acesse: http://www.premioeducacaofiscal.org.br/ 

Contato da colunaSe quiser enviar dúvidas ou sugestões: [email protected] e [email protected]

Moisés Hoyos

Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar