Pesquisar
Close this search box.

Segunda fase da campanha de Combate ao Tabagismo da prefeitura de Manaus é iniciada

Segunda fase da campanha de Combate ao Tabagismo da prefeitura de Manaus é iniciada

A Prefeitura de Manaus inicia a segunda fase da campanha de conscientização sobre os riscos provocados pelo tabagismo e o alerta do consumo durante a pandemia da Covid-19, causando quadros graves da doença em fumantes. A ação “Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar”, é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29/8, no próximo sábado.

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Tabagismo e Coronavírus” e marca a retomada gradual das atividades de seis ambulatórios de tratamento de fumantes da rede municipal e a inauguração do ambulatório na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

“Trabalhar na prevenção de doenças a partir de orientações e incentivo a adoção de práticas saudáveis é um dos principais objetivos da Prefeitura de Manaus. E o combate ao tabagismo, oferecendo o suporte necessário dos nossos ambulatórios, é fundamental para quem quer parar de fumar”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A gerente de Promoção da Saúde (GPros) da Semsa, Francinara da Silva Lima, explica que a campanha busca alertar a população sobre como o uso de produtos fumígenos pode ser um dos fatores de risco para transmissão e desenvolvimento de formas mais graves do vírus, principalmente no momento de retorno gradual das atividades cotidianas.

“O fumante se torna mais vulnerável a desenvolver complicações graves caso seja infectado pelo vírus, devido a capacidade do tabaco de provocar diferentes tipos de inflamação e prejudicar os mecanismos de defesa do organismo. Com a ação, nós queremos mostrar a essas pessoas que elas terão uma equipe de braços abertos para auxiliá-las a parar de fumar”, destaca.

Com a inauguração do novo ambulatório a equipe profissional irá procurar fumantes da localidade que desejam parar de fumar, para que eles comecem o tratamento nos ambulatórios especializados.

Tratamento

A gerente destacou, ainda, que apenas 3% dos fumantes conseguem abandonar o uso do tabaco sem ajuda profissional, enquanto os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes em Manaus atingem um índice médio de 50% de interrupção do uso do tabaco entre os participantes.

“Quando o fumante que deseja parar de fumar, procura ajuda profissional, o índice de abandono do tabaco é de 20% a 30%, pois dentro dos ambulatórios ele recebe uma abordagem cognitiva comportamental. A abordagem permite que ele entenda como funciona cada passo do tratamento e mecanismos de como lidar com cada um deles”, acrescenta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar