Pesquisar
Close this search box.

Secretários debatem gestão para CBA

Reunidos no último dia 11 de março no Fórum Regional Consecti Norte, com a participação dos secretários de Ciência &Tecnologia dos Estados do Amazonas, Tocantins, Amapá, Roraima e Acre, redigiram a Carta de Palmas, com pedidos ao ministro da C&T, Sergio Rezende.
Na carta, os secretários pedem uma solução para o Centro de Biotecnologia da Amazônia, com o estabelecimento de um modelo de gestão que reverta o imobilismo do CBA e que crie condições para o seu funcionamento pleno com capilaridade para todos os Estados da região Norte. O pedido parece ter obtido repercussão em Brasília, pois nesta se-gunda-feira, dia 17, o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Francelino Lamy Grando, esteve em Manaus para discutir com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), a definição de um mo­delo de gestão para o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia).
Outra reivindicação é a inclusão no PAC da Ciência de uma nova Linha de Ação voltada para o combate às desigualdades regionais, com critério único de contrapartida para todos os Estados da Região Norte, de um para cinco.
Eles pedem o início imediato dos programas da Linha de Ação 15, do PAC da Ciência, que visa ampliar e consolidar o sistema de C,T&I na região Amazônica e no Semi-Árido, de forma a dotar as instituições, ali existentes, de condições para responder adequadamente aos desafios atuais e futuros. Os secretários pedem também maior investimento em infra-estrutura de comunicação para garantir acesso e difusão de informação na Região Norte.

Fator Argenina – A prorrogação por mais três anos das limitações para exportações brasileiras de televisores convencionais foi solicitada pela Argentina, fato que deve ser prejudicial ao Pólo Industrial de Manaus onde os televisores são produzidos. O governo portenho também quer estender as salvaguardas para os televisores com tela de cristal líquido e de plasma. Parece que a Argentina trabalha para ficar com os equipamentos provenientes da China.
# # #

Incra – O corpo do empresário Valentim dos Santos Diniz, 94, fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar, que morreu no domingo em São Paulo, foi velado ontem no hospital Hospital Albert Einstein e enterrado no Cemitério São Paulo, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). Um dos maiores empreendedores do país, “seu” Santos, como era conhecido, estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 7 de janeiro, onde morreu em consequência de falência múltipla de órgãos.

# # #

Estudantes – A UEE-AM (União Estadual dos Estudantes) realizou ontem, na sede do DCE da UFAM, o lançamento do movimento
Passe Livre Já, que marcou para o próximo dia 26 uma
manifestação, às 10h, na avenida Eduardo Ribeiro.Mais informações com o Secretário da UEE, Rogério Aguiar, pelo tele-fone 9114-8272.

# # #

Manaus Energia– A Manaus Energia já está negativando os usuários dos serviços de fornecimento de energia, na capital. A medida é em função do grande volume de inadimplentes.
Rio Negro – O seminário-oficina “Impactos das Mudanças Climáticas sobre Manaus e a bacia do Rio Negro” acontece a partir de hoje até a próxima quinta-feira, 20, no Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube, na av. Eduardo Ribeiro, 937). A iniciativa é do ISA (Instituto Socioambiental), da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ma­naus) e da SDS (Secretaria de Meio Ambiente e De­senvolvimento Sustentável do Amazonas).

# # #

Turismo – O setor turístico estima que os preços das passagens aumentarão, em média, 15,3% em 2008. A previsão faz parte da quarta Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo desenvolvida pela FGV (F

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar