Pesquisar
Close this search box.

Sebrae e parceiros mostram potencial agrícola do AM

O potencial agrícola dos municípios do Amazonas ganha mais uma oportunidade de ampliar a visibilidade e conquistar espaço no mercado de agronegócio do país. Produtos como óleos essenciais, artesanato, frutas, flores, guaraná, mel, madeira e cerâmica, entre outros, são os atrativos do estande do Sebrae/AM no Amazonas montado na 36º Expoagro (Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas), em Manaus.
“O conjunto desses produtos representa pelo menos dez municípios do nosso Estado, exatamente nos municípios em que o Sebrae/AM mantém projetos de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo agrícola”, avaliou o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha.
A Expoagro 2009 é um dos maiores eventos de agronegócio da região Norte e é realizado de 19 a 27 de setembro. Participam do evento produtores rurais, empresários do setor agrícola, pesquisadores e estudantes. Pelo menos 600 mil pessoas deverão visitar o local. A estimativa de geração de negócios é da ordem de R$ 26 milhões.
A Expoagro é uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Produção Rural em parceria com instituições de governo, secretarias, escolas, entidades de classe, universidades e governo federal.
No estande do Sebrae/AM há 12 pontos de exposição (balcões, mesas e barracas) nos quais os produtores rurais expões os produtos. “Temos uma ampla carteira de projetos na área de agronegócios e reunimos um grupo de produtores rurais, empresários, associações e cooperativas para que eles participassem da Expoagro, mostrando e vendendo seus produtos”, disse o diretor-técnico do Sebrae/AM, Maurício Seffair.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Sebrae/AM expostos na Expoagro estão o Desenvolvimento da Piscicultura em Jutaí e Fonte Boa, o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Fruticultura em Autazes e Careiro e Meliponicultura de Boa Vista do Ramos, todos projetos que têm por objetivo levar conhecimento e capacitação aos produtores nas áreas de mercado, cultivo, plantio, produção, beneficiamento e gestão.
“Uma das ações fortes previstas por nossos projetos são as ações de mercado, por meio das quais buscamos parcerias ou participação em feiras como a Expoagro para abrir novos mercados para os produtores”, ressaltou Nelson Rocha. Todos os projetos do Sebrae/AM contam com parcerias de órgãos e secretarias dos governos federal, estadual e municipal, entidades de classe e empresários.
Também durante a Expoagro, o Sebrae/AM realiza demonstrações de arte floral e oficinas diversas. “Esse é um dos maiores eventos de agronegócio do Norte e, nós do Sebrae, todos os anos, participamos com a presença dos nossos produtores rurais”, concluiu Rocha.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar