14 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Safra de trigo paulista aponta crescimento de 84% em área plantada

Segundo secretário de Agricultura, a atuação do governo de SP não está no crédito e nem na compra, mas sim nas políticas de incentivo, aproveitando o bom momento comercial

O levantamento da safra paulista atual de trigo aponta um salto na área de 40,82 mil em relação à safra passada, para 75,23 mil hectares, aumento de 84%. Na produção, o crescimento é de 102%, saindo de 93 mil para 190 mil toneladas. É o maior crescimento de área já registrado. Os dados foram coletados durante todo o mês de abril pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola) e pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
Esse crescimento se dá pela boa remuneração do produtor, possibilitada pelos preços internacionais em alta e demanda aquecida. Em São Paulo, programa da Secretaria, numa parceria com as indústrias moageiras, por meio do Sindustrigo(Sindicato da Indústria do Trigo do Estado), coloca à disposição do produtor sementes selecionadas e melhores variedades produzidas pelo DSMM/Cati/SAA (Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes).
A base da ação está na venda de sementes aos agricultores para multiplicação no momento de plantio (estas podem representar mais de 20% do custo de produção) com a parceria dos moinhos, que garantem a compra do produto ao preço de mercado no momento da venda pelo produtor. Isso é feito num contrato direto moinho e produtor e a secretaria participa apenas como indutora e fornecedora de tecnologia.
“A atuação do governo não está no crédito e nem na compra, mas sim nas políticas de incentivo, aproveitando o bom momento comercial da cultura”, afirmou o secretário de Agricultura, João Sampaio. Ele ressalta que, no Estado de São Paulo, a região sudoeste é o reduto da produção de culturas de inverno, com destaque para trigo e triticale. “A expectativa é chegarmos a quase 100 mil hectares na próxima safra”.
O mesmo crescimento também deverá ocorrer com o triticale, com área saltando de 15 mil para 28 mil hectares (aumento de 85%). A produção chegará a 65 mil toneladas, ante as 36 mil da safra passada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email