Pesquisar
Close this search box.

Ruth Rocha assina contrato exclusivo com editora Salamandra e relança obra

A Editora Salamandra anunciou a contratação e reedição da obra da escritora Ruth Rocha, do mercado de literatura infanto-juvenil, para comemorar os 40 anos de carreira de uma das mais importantes autoras brasileiras. Sua produção literária ganhará novo projeto editorial, gráfico, novas ilustrações, formando a Biblioteca Ruth Rocha, que contará com mais de 130 livros.
A primeira leva de títulos pertencem à série “Vou te contar!”, destinada a crianças pequenas e em fase de alfabetização. Nela estão as primeiras histórias que Ruth escreveu, lançadas a partir de 1969, na revista Recreio – histórias que conservam o delicioso humor e a brasilidade com que encantaram e vêm encantando as crianças geração após geração.
São eles: “O coelhinho que não era de Páscoa”, “A arca de Noé”, “Macacote e Porco Pança”, “Nosso amigo Ventinho” e “Borba, o gato”.
Para Ruth Rocha, a iniciativa representa o melhor caminho para a obra, principalmente do ponto de vista editorial. Segundo ela, a parceria também vai ajudar o trabalho das escolas, que terão maior facilidade de acessar e indicar os livros a seus alunos.
Dona de uma obra cuja irreverência e a alegria falam direto ao coração das crianças (e da criança que ainda existe dentro de cada adulto), Ruth é também uma das autoras brasileiras mais queridas por seu público. Seus livros apresentam quantidade, qualidade e amplidão: todos os gêneros são contemplados: da mitologia grega às histórias folclóricas, dos contos de fadas às fábulas; livros não-ficcionais a adaptação dos clássicos.
Ruth é, assim, considerada uma das sucessoras de Monteiro Lobato, pela profundidade, aspecto transgressor e valorização da criança como um ser inteligente dotado de espírito crítico. Seu trabalho une técnica, talento, sentimento e forma. Uma de suas características principais é a cumplicidade com o leitor. É um olhar sensível que propicia criar múltiplos sentidos nas entrelinhas.
Ruth nasceu em 2 de março de 1931, na cidade de São Paulo, e passou sua infância na Vila Mariana. Formou-se em Ciências Sociais na Escola de Sociologia e Política, também em São Paulo, casou e deu uma guinada na profissão: foi trabalhar como orientadora educacional no colégio Rio Branco. Ficou lá de 1957 a 1972 e depois trabalhou durante muitos anos na Revista Recreio.
De 1977 a 1988, Ruth publicou 67 livros e vendeu mais de um milhão de exemplares. Durante as décadas de 1980 e 1990, Ruth coordenou diversas coleções infantis para muitas editoras, enquanto escrevia suas histórias. Teve vários livros traduzidos para o inglês, italiano, espanhol e até para o urdu. Até hoje escreveu cerca de 130 livros. Recebeu inúmeros prêmios, como da Câmara Brasileira do Livro e da Fundação do Livro Infantil e Juvenil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar