Pesquisar
Close this search box.

Roteiro sulista ganha apoio de guia para divulgar circuito da Rota das Missões

A Rota das Missões ganha um importante instrumento de divulgação. Trata-se do Guia Regional de Turismo Viajando pela Rota de Missões edição 2008/2009. A publicação foi lançada na última quinta-feira, 21, em Santo Ângelo, no noroeste gaúcho. A cidade é considerada a capital das Missões.
A difusão do turismo com a produção do guia foi a forma escolhida por 30 empresários que integram o Projeto Roteiro Iguassu-Missiones. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico da região Noroeste do Estado, aproveitando as atrações turísticas locais. O grupo de empreendedores foi responsável pela elaboração do Guia Regional de Turismo Viajando pela Rota de Missões.
O guia divulga atrativos turísticos dos 25 municípios que fazem parte da Rota das Missões – nove deles situados no Rio Grande do Sul. A publicação é um dos instrumentos para ampliar o número de turistas na região. A tiragem inicial é de 500 exemplares. A estratégia de distribuição inclui um ‘famtour’ com as agências de turismo entre os dias 21 e 24 de agosto para apresentar os destinos e produtos que podem ser encontrados na região.
Os agentes de turismo também terão a oportunidade de conhecer os nove locais tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Todos integram o roteiro, sendo dois do lado brasileiro: o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; e o Sítio Arqueológico São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.
Segundo a gestora do Projeto Roteiro Iguassu-Missiones pelo Sebrae gaúcho, Scheila Rigotti, cada empresa parceira receberá três exemplares. Os demais serão distribuídos para agências de turismo, hotéis, restaurantes e pontos-de-venda de artesanato para consulta dos turistas.
Scheila diz que o objetivo do projeto é ampliar, até 2010, o fluxo de turistas na região em 6%. Outra meta é aumentar o número de peças comercializadas pelo artesanato da região em 5%. Prevê, ainda, ampliar em 2,5% ao ano a ocupação hoteleira na região, além de elevar a ocupação dos hotéis nos fins de semana.
Para elevar o número de refeições comercializadas pelos estabelecimentos da região, foi criado o projeto ‘Degusta Missões’ – que pretende elevar em 5% o número de refeições comercializadas pelas empresas participantes – além de um concurso gastronômico.
Para a sócia da Chocolates Kemper’s Haus, Ana Kemper, o guia foi uma forma encontrada pelos empresários para divulgar o que a região tem de melhor. “A publicação é uma ferramenta importante para tornar a região ainda mais conhecida. Esse é um trabalho direcionado, que só foi possível por meio do Sebrae”, assinala.
Integram o Roteiro Iguassu-Misiones, na região Noroeste gaúcha, 210 micro e pequenas empresas e empreendedores vinculados aos meios de hospedagens, agências de turismo, artesanato, atrativos turísticos e gastronomia dos 25 municípios que integram a Funmissões, com maior ênfase nos municípios de Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e São Nicolau.
O Iguassu-Misiones liga Porto Alegre (RS) a Foz do Iguaçu (PR), passando pelos destinos missioneiros no Brasil (Rio Grande do Sul), na Argentina e no Paraguai. O roteiro pode ser percorrido em cinco dias e quatro noites. As localidades missioneiras preservam a cultura, a história e o patrimônio material de uma das mais importantes experiências de organização política da história da humanidade.
Por iniciativa de padres ligados à Companhia de Jesus e de índios guaranis, as missões foram povoados construídos em terras argentinas, paraguaias e brasileiras entre os séculos 17 e 18. Em São Miguel das Missões, estão localizadas as ruínas da mais importante redução fundada pelos jesuítas: São Miguel Arcanjo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar