Pesquisar
Close this search box.

Revezamento da Tocha Olímpica 2016

https://www.jcam.com.br/1506_C5.png

Representantes do grupo Coletivo Floresta, voltado para a inclusão socioeconômica dos extratores de açaí das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas por meio de capacitação e integração à cadeia de fornecedores da Coca-Cola, aguardam com grande expectativa a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Manaus, no dia 19. Manoel da Cunha, Enoque Ventura, Samir Chagas e Alzenir Nascimento foram convidados pela Coca-Cola para conduzir a chama Olímpica na cidade e estão ansiosos.
“Vai ser uma grande honra participar. Isso me faz ter ainda mais convicção da importância do trabalho que estamos fazendo para inclusão da nossa comunidade. Para mim é o reconhecimento da nossa luta em defesa dos que tem menos conhecimento, mas também um papel fundamental tanto no processo de preservação da biodiversidade quanto no desenvolvimento sustentável. Existem pessoas dentro da floresta e empresas que se preocupam com a biodiversidade e a inclusão dessas populações”, disse Manoel, líder da comunidade de São Raimundo, no Médio Juruá.
O território do Médio Juruá compreende mais de 50 comunidades ribeirinhas situadas às margens do rio Juruá, no município de Carauari (AM). A Coca-Cola está presente na região com programas como o Coletivo Floresta para fomentar cadeias de fornecimento sustentáveis de ativos da biodiversidade local. Os extratores do projeto se tornam fornecedores da Coca-Cola, que utiliza o açaí no produto Del Valle Reserva.
Além dos representantes do Coletivo Floresta, o grupo contará com a participação de Gustavo Santos, de 19 anos, atleta do tiro com arco revelado pelo projeto Arquearia Indígena, idealizado pela Fundação Amazônia Sustentável, parceira da Coca-Cola na região. Batizado também com o nome indígena Yw Ytu, do Karapãna, “Vento”, ele nasceu na Aldeia Indígena Nova Canaã, a 80km de Manaus.
Gustavo viveu até os 16 anos na aldeia, onde havia apenas 30 casas e viviam pouco mais de 100 pessoas. Herdou a força física dos índios Karapãnos e, com disciplina, se tornou um atleta de alto rendimento. Participou de uma peneira com mais de 80 indígenas e foi um dos selecionados para compor um time que passou a treinar de forma profissional na Vila Olímpica de Manaus, onde mora atualmente.
“Eu comecei a praticar (o tiro com arco) com 10 anos, de brincadeira. Nem sabia que era um esporte, que poderia ganhar medalhas. Foi importante ter sido escolhido para participar do Revezamento da Tocha Olímpica porque é o evento que abre os Jogos Olímpicos. Será um orgulho representar os indígenas Karapanã conduzindo a Tocha, que é o principal símbolo da competição, e continuarei treinando para Tóquio 2020. Agradeço muito à Coca-Cola por esta, que será uma oportunidade única na minha vida. Eu e o povo da minha etnia estamos muito ansiosos por este dia”, disse ele, que terminou o ensino médio e acaba de voltar de sua primeira competição internacional, o campeonato pan-americano de tiro com arco em San José, na Costa Rica.
Parceira do Revezamento da Tocha desde os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, a Coca-Cola conta com 2.400 condutores ao longo de 95 dias de uma viagem por mais de 300 cidades do Brasil. A marca terá 43 pessoas conduzindo a Tocha Olímpica em Manaus, todas selecionadas através do conceito “Isso é Ouro”, criado para reconhecer pessoas com histórias genuínas e inspiradoras.

Outros condutores Coca-Cola

A contagem regressiva para outros condutores da Coca-Cola também já começou. O velocista Sandro Viana, o jornalista esportivo Eduardo Monteiro de Paula e o cirurgião plástico Euler Ribeiro Filho são alguns exemplos e definem, em uma palavra, como estão se sentindo nestes dias que antecedem esse momento: ansiedade.
Sandro Viana, único atleta amazonense a disputar dois Jogos Olímpicos (Pequim 2008 e Londres 2012), fala sobre o orgulho de participar do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. “É uma consagração de uma carreira de 16 anos em prol do esporte amazonense. Nunca imaginei que me tornaria um atleta Olímpico, mas sempre dei o meu melhor em todas as competições e isso me trouxe reconhecimento. Desde o primeiro dia que recebi o convite da Coca-Cola passou um filme de tudo que vivi e isso mexeu muito comigo”, explica o atleta.
Eduardo Monteiro de Paula, mais conhecido como Dudu, conta que os esportes fazem parte da sua vida desde o nascimento. “Meu pai sempre gostou muito e sempre nos incentivou a praticar, não é à toa que me formei em educação física e jornalismo”, comenta o jornalista, que espera realizar o sonho em fazer parte do evento Olímpico.
Atleta amador, o médico cirurgião plástico Euler Ribeiro Filho também fala da ansiedade de participar pela primeira vez do evento. “É uma honra representar a minha família, meu Estado nesse momento tão especial dos Jogos Olímpicos que é carregar a Tocha, que simboliza a sabedoria dos deuses da antiga Grécia”, aponta.

Cerimônia de Celebração

Além de receber o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Manaus contará a partir das 16h com uma Cerimônia de Celebração no anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra, que receberá em grande estilo o último condutor da cidade. Um palco será montado no local e diversos artistas irão se apresentar. Antes do acendimento da pira Olímpica, prevista para 19h45, a Coca-Cola encerra a festa com 20 minutos de muita música em um animado duelo entre os DJs Saraiva e Jimmy Jay. Nas carrapetas, eles vão tocar os hits do momento e terão que mostrar muita habilidade para levantar a galera nessa divertida disputa. O MC Rapha Lima comanda a apresentação e terá a companhia de quatro bailarinas coreografadas por Alan Rezende.
Também no local, o Coca-Cola FM Truck oferece ao público espaço para fotos com a Tocha Olímpica Rio 2016, distribuição de produtos e brindes como as garrafas comemorativas da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos e muito entretenimento. Na Juke Box Coca-Cola FM, os visitantes poderão escolher a música que irá tocar no caminhão, e se divertir e pular na máquina de High Jump. Os jovens terão um lounge exclusivo, no alto do carro, para acompanhar a celebração.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar